Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Emater-RS/Ascar divulga seu trabalho voltado à agricultura familiar na ExpoAgro Cotricampo

Espaço institucional da Emater tem uma ampla variedade de projetos e ações desenvolvidas pela entidade

13 de fevereiro de 2020
Público pode conhecer o espaço da Emater, na parte externa do parque da ExpoAgro (Fotos: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai)

A Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) está presente na 5ª Expoagro Cotricampo. A instituição está divulgando informações, práticas e tecnologias conectadas com a realidade dos agricultores familiares da região Noroeste do Estado. Na sexta-feira (14) segundo dia do evento, às 15h, será realizado o Café com Pão para Imprensa, que deverá reunir profissionais da imprensa gaúcha e autoridades, no Espaço da Emater/RS-Ascar.

Terceira maior feira, no âmbito das cooperativas gaúchas, de acordo com a Ocergs Organização Cooperativa, a Expoagro Cotricampo deve reunir público aproximado de 18 mil pessoas e cerca de 200 expositores.

Conheça os Espaços Temáticos da Emater/RS-Ascar

Bovinocultura de Leite: alimentação de qualidade para o rebanho leiteiro será o foco deste espaço, a partir de três abordagens: aumento da produção e produtividade; melhoria da saúde do plantel leiteiro; diminuição do custo de produção. São temas relacionados: híbrido capim elefante e milheto prima e pastagem perene (gramas Jiggs, Florakirk e Hermátria). No local, também estarão à mostra derivados de alfafa (feno pré-secado e pré-secado moído) produzidos por um agricultor de Chiapetta. Outro tema, a silagem de milho apresentada no espaço da Emater/RS-Ascar foi feita com cultivares fornecidas pelo Programa Troca-Troca de Sementes, do Governo do Estado. No local, serão feitas demonstrações práticas do ponto correto do milho para a silagem; tamanho de partícula e processamento dos grãos; regulagem de ensiladeiras; e cuidados de manutenção com o equipamento.

Horticultura: Plantas Condimentares e Aromáticas: coloca em evidência hortas projetadas para pequenos espaços e, também, o cultivo, em vasos, de alimentos, a exemplo do quiabo, pimentão e tomate. Também dá ênfase à mandioca, considerada “o alimento do século 21” pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por trás, dando vida às hortaliças e plantas condimentares e aromáticas, está a irrigação. “A irrigação é a primeira coisa a ser levada em consideração por quem trabalha com horta”, enfatizou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gilberto Bortolini.

Agroindústria e Cooperativismo: todas as fases, do plantio até a mesa do consumidor, este espaço temático estará mostrando as etapas de produção, industrialização, venda e consumo da mandioca. O objetivo é mostrar que, na medida em que vai sendo transformada em subprodutos (farinha, chips, bolos, etc) a mandioca adquire mais valor de mercado. Com base em números realistas, busca-se demonstrar a importância da agroindustrialização da mandioca no acréscimo da renda das famílias rurais.

Tecnologia de Aplicação: a agricultura moderna está associada à tecnologia e demanda precisão em todas as operações de manejo das culturas comerciais. O objetivo deste espaço temático é enfatizar o uso racional e eficiente do defensivo agrícola. Tão importante quanto a escolha do produto adequado e do momento certo para sua aplicação é a correta aplicação do defensivo na lavoura. Esta última etapa consiste na Tecnologia de Aplicação, que será abordada pela Emater/RS-Ascar com o objetivo de evitar a deriva, por isso, será dada ênfase à regulagem de pulverizadores. O resultado que se quer alcançar é a aplicação eficiente, com controle efetivo de pragas, custo justo e sem perdas, com reduzido impacto ambiental. Cuidados que trarão ganhos de produtividade e lucratividade para o agricultor. Considerando a saúde do agricultor, também estarão à mostra Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) a serem utilizados durante a pulverização na lavoura, com a finalidade de evitar intoxicação.

CETREB (Centro de Treinamento de Bom Progresso): um dos oito Centros de Treinamento, coordenados pela Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul, o CETREB, localizado em Bom Progresso, conta com 10 cursos, dos quais três são de processamento de alimentos (embutidos, laticínios e pescado). Em todas as edições da Expoagro Cotricampo tem sido o CETREB quem fornece os produtos derivados de carne suína e de leite, degustados durante o Café com Pão para a Imprensa. Esses produtos são processados nas Unidades do Centro, pelos alunos dos cursos, sob orientação dos instrutores, todos extensionistas da Emater/RS-Ascar.

Irrigação: investimento que alavanca aumentos de produtividade em diferentes sistemas de produção, a irrigação é essencial e está na base de todos os sistemas de produção, apresentados no espaço da Emater/RS-Ascar, na produção de hortaliças, plantas condimentares e aromáticas, grãos e na produção de alimento para o gado de leite.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados