Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Emater de Sede Nova envolve famílias no resgate de sementes e mudas

Projeto busca fazer a troca de sementes e mudas de plantas bioativas ou alimentícias não convencionais. Ação se intensificou após muitas plantas serem perdidas nas propriedades por causa da estiagem.

23 de maio de 2020
Famílias realizam a troca de mudas e sementes. (Fotos: Divulgação/Emater/RS-Ascar)

O escritório municipal da Emater/RS – Ascar de Sede Nova está realizando um trabalho de resgate de sementes e mudas de plantas bioativas (aromáticas, condimentares e medicinais) e de plantas alimentícias não convencionais (PANCS). O trabalho consiste em fazer um levantamento com as famílias interessadas sobre quais plantas gostariam de adquirir e quais teriam para doar e assim fazer uma troca solidária.

A ação dá continuidade às atividades que já vinham sendo realizadas de aproveitamento e conhecimento das plantas. Contudo, se intensificou nesse período em que recentemente a região enfrentou uma forte estiagem e, por isso, muitas variedades se perderam nas propriedades.

As famílias são procuradas pela equipe da Emater municipal e questionadas sobre seu interesse, por ser uma ação voluntária e de livre participação. Feito o levantamento das famílias interessadas e das plantas que buscam e que têm para doação, estão sendo traçados roteiros para a coleta e entrega das plantas.

Entre as plantas que foram compartilhadas estiveram o Guaco, Sálvia do RS, Mil em Rama, Mangerona, Funcho, entre outras. São plantas de uso popular e que têm estudos que amparam seu uso alternativo a resfriados, gripes ou distúrbios gastrointestinais.

Nesse primeiro momento, 12 famílias já foram visitadas e a intenção é atingir ainda outras que estão na espera da troca. As visitas às famílias são previamente agendadas e os cuidados com o distanciamento social e uso de máscaras são tomados, de modo a preservar a saúde de todos. A proposta que iniciou recentemente prevê continuidade nos próximos meses de modo a atingir mais famílias e plantas trocadas entre ambas.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações do escritório da Emater/RS-Ascar de Sede Nova.

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados