Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Em tempos de pandemia, Bom Progresso faz concurso de ajardinamento para estimular bem-estar

Objetivo é incentivar as famílias rurais e urbanas do município a deixarem mais bonito o entorno das propriedades

20 de junho de 2020
(Foto: Divulgação/Emater/RS-Ascar)

O 1º Concurso de Ajardinamento “Um Jardim em Minha Casa” tem trazido benefícios à autoestima das famílias rurais e urbanas de Bom Progresso. A primeira avaliação dos jardins inscritos no concurso irá ocorrer em agosto e está sob a responsabilidade de uma comissão julgadora. Serão analisados quesitos como criatividade, organização, harmonia, recursos paisagísticos, reaproveitamento de materiais e envolvimento de toda a família. O resultado será divulgado em dezembro e os três primeiros classificados serão premiados.

De acordo com a família Goetz, residente no interior do município, o concurso veio somar, permitindo à família ampliar os espaços de embelezamento na propriedade rural, que tem também como atração as margens do Rio Turvo. “Viver aqui neste lugar é a melhor coisa que existe. Gostamos de organizar tudo, de plantar flores, de manter esse lugar como um paraíso”, enfatizaram Jandir e Isane Goetz.

O entusiasmo das famílias participantes do concurso é muito animador para a equipe técnica e social que as acompanha. Em um momento de resguardo e cuidados com a família devido à pandemia da Covid-19, as famílias estão se dedicando a atividades que lhe trazem prazer, alegrias e qualidade de vida, dentre elas o cuidado com o jardim, os arredores, a horta e a alimentação da família.

A iniciativa, que visa promover o bem-estar, autoestima e qualidade de vida das famílias partiu da Emater/RS-Ascar e da prefeitura de Bom Progresso. O objetivo é incentivar as famílias rurais e urbanas do município a deixarem mais bonito o entorno das propriedades. Além de causar uma sensação de bem-estar, o objetivo da ação é estimular as famílias a reaproveitarem objetos disponíveis nas propriedades, impedindo o acúmulo de materiais que possam abrigar animais que transmitem doenças, a exemplo de ratos e baratas.

A origem do concurso

Desde do início de 2020, aproximadamente 150 famílias beneficiárias do Programa Socioassistencial de Inclusão Social e Produtiva e do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, têm participado de diversas atividades, dentre elas reuniões para a apresentação e apreciação das atividades planejadas para estas famílias, no decorrer do ano; palestra sobre como prevenir a transmissão de doenças por vetores; palestra sobre a reutilização de materiais disponíveis na propriedade para criar um jardim; e o lançamento do 1º Concurso de Ajardinamento, que objetiva incentivar a organização dos arredores da propriedade e embelezamento do espaço de convivência familiar.

A seleção das famílias para a participação do concurso, intitulado “Um jardim na minha casa”, foi por adesão e posterior sorteio, devido ao aumento do número de candidatos. Ao todo, participam 12 famílias de diferentes comunidades de Bom Progresso. Essas famílias, desde então, passaram a receber Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), por meio de visitas às propriedades e consultas técnicas no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, e, a partir da pandemia provocada pelo novo coronavírus, através de ligações telefônicas e contatos via WhatsApp.

Fonte: Emater/RS-Ascar

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados