Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Eleição do CPERS inicia nesta quarta; Chapas 2 e 3 apresentaram ideias à Rádio Alto Uruguai

No 27º Núcleo do CPERS, integrado pelos municípios da região Celeiro, apenas uma chapa foi inscrita para a disputa

25 de maio de 2021
Em razão da pandemia, as eleições sindicais ocorrerão exclusivamente em meio digital (Foto: Reprodução)

Representantes de duas das três chapas homologadas que disputam a eleição para a direção central do CPERS/Sindicato concederam entrevistas à Rádio Alto Uruguai nas últimas semanas, apresentando suas ideias para uma futura gestão de um dos mais importantes sindicatos do país, que representa profissionais da educação pública do Rio Grande do Sul: professores e funcionários de escolas.

Nesta quarta-feira (26) inicia o primeiro turno da disputa. Pela primeira vez, em razão da pandemia, as eleições sindicais ocorrerão exclusivamente em meio digital. O pleito definirá as próximas gestões da Direção Central e dos Núcleos do Sindicato para o período 2021/2024.

Sócios(as) podem acessar o link a partir das 8h e terão até as 22h do dia 28 (sexta-feira) para realizar o seu voto e participar do processo democrático da entidade.

Nas disputas onde há duas chapas, vence a que obtiver mais de 50% dos votos válidos. Havendo três chapas ou mais, será declarada vencedora aquela que somar 35% dos votos válidos.

Caso nenhuma chapa obtenha os votos necessários, haverá um 2º turno entre as duas mais votadas, 15 dias após a proclamação do resultado do 1º turno.

Já a eleição dos Representantes Municipais, 1/1000 e Aposentados dos Núcleos e Estaduais, ocorrerá 20 dias após a promulgação do resultado final do pleito para a Direção Central e dos Núcleos.

Chapa 1 – Novo Rumo – Oposição / Candidata a presidenta: Cleusa Margarete Werner

Chapa 2 – CPERS Unido e Forte / Candidata a presidenta: Helenir Aguiar Schürer

Chapa 3 – Muda CPERS / Candidata a presidenta: Candida Beatriz Rossetto

27º Núcleo tem chapa única
Na disputa pelo comando do 27º Núcleo do CPERS/Sindicato, que abrange os municípios da região Celeiro, o atual diretor geral, Jose Lisandro dos Santos, concorre à reeleição. A candidata a vice diretora é Sirlei Voos. A disputa regional é com chapa única (Chapa 4 – Lutas e Resistir), após consenso entre representantes dos grupos que disputam o comando central.

Entrevistas de representantes das Chapas 2 e 3:

A professora Vera Lessês, que integra a Chapa 2 – CPERS Unido e Forte, como candidata a diretora, foi entrevistada pelo repórter Vinicius Araujo. A chapa tem como candidata a presidenta do sindicato, Helenir Schürer, que está à frente do sindicato nos últimos dois mandatos. Ouça a entrevista concedida à reportagem da Rádio Alto Uruguai:

Representando a Chapa 3 – Muda CPERS, o professor Guilherme Bourscheid, que integra a chapa como candidato a diretor da direção central. A chapa tem como candidata a presidenta, Candida Rossetto. Ouça a entrevista concedida ao programa Atividade, em entrevista do apresentador Rafael Petry:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados