Dois casos de dengue em Três Passos deixam comunidade em alerta – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Dois casos de dengue em Três Passos deixam comunidade em alerta

Casal, que reside no Bairro Erico Verissimo, tiveram internação hospitalar com sintomas da doença e com o teste reagente

2 de abril de 2019
Secretaria Municipal de Saúde e 19ª Coordenadoria Regional de Saúde pedem atenção dos moradores para diminuição da infestação do mosquito transmissor (Foto: Vinicius Araujo/Rádio Alto Uruguai)

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos confirmou na segunda-feira (1º), em entrevista à Rádio 92,5 FM, que existem dois casos suspeitos de dengue na cidade e que estão sob investigação. Os moradores, uma mulher e um homem, residem no Bairro Erico Verissimo.

Esses dois casos tiveram internação hospitalar, com sintomas da doença e com o teste reagente. “No entanto, o Estado somente considera dengue positivo depois de fazer o exame no Lacen – Laboratório Central do Estado. A coleta é realizada a partir do sétimo dia após os sintomas”, afirma Maria Adelaide Herz, secretária de Saúde de Três Passos. O resultado final deve ser confirmado na próxima semana.

Pessoas que apresentarem sintomas como: dor de cabeça extrema, dor no corpo, febre alta, enjoo ou vômito, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. “A Secretaria de Saúde precisa identificar este paciente, onde ele mora, pois é necessário fazer um trabalho de contenção, trabalhando o bairro onde essa pessoa reside, especialmente o quarteirão onde mora e os demais adjacentes, o que dá um raio de cerca de nove quarteirões urbanos”. O trabalho de pente-fino é realizado pelos agentes de endemias e de combate à dengue, eliminando todo e qualquer local que contenha água parada, principal responsável pela reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

De acordo com Adelaide, pessoas que estejam com sintomas da dengue devem ficar atentas e não podem ingerir medicamentos que contenham “AS” (ácido acetilsalicílico), pois pode provocar sangramentos. “Por isso é fundamental procurar a unidade de saúde”.

Mauro Dorneles, médico veterinário e servidor da 19ª CRS (Coordenadoria Regional de Saúde), com sede em Frederico Westphalen, reforçou o alerta para toda a população regional. Ele confirmou que dois municípios da região de abrangência da coordenadoria tiveram casos autóctones da doença confirmados (contraídos no próprio local): Erval Seco e Tenente Portela. São cerca de 26 casos autóctones já confirmados no Rio Grande do Sul, apenas em 2019, o que deixa as autoridades preocupadas.

Números do LIRA demonstram que Três Passos têm infestação do mosquito transmissor da dengue

Três Passos também teve um alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, de acordo com os dados do LIRA – Levantamento de Índice Rápido, um teste aplicado pela vigilância epidemiológica em todos os municípios.

Os principais focos são caixas d’água baixas, que armazenam água da chuva, tonéis e pequenos depósitos que podem ser eliminados, como potes e outros recipientes.

Segundo Adelaide, o município intensificou as ações após o teste do LIRA demonstrar índices elevados de infestação no mês de março. “Foram reforçadas as ações de eliminar criadouros nos bairros”, destaca. A aplicação de fumacê é adotada apenas em casos em que há confirmado um grau de epidemia ou surto da doença, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Proprietários de imóveis que tenham focos da doença, estão sendo notificados para que tomem providências, limpando os locais.

O alerta cresce ainda mais para a população, devido às temperaturas altas que se mantém nas últimas semanas. Nos próximos dias, com a previsão de chuva na região, principalmente para quarta, quinta e sexta-feira, deverá haver aumento da umidade que, combinada com calor, pode aumentar a incidência de focos.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados