Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Diversos incêndios foram combatidos pelos bombeiros de Três de Maio e Horizontina

Entre a tarde e noite desta quarta-feira (25), equipes estiveram mobilizadas em diversas cidades da região para combater incêndios em vegetação

26 de novembro de 2020
Corpo de Bombeiros atendeu diversas ocorrências de incêndios em vegetação. (Foto: Divulgação/Paulo Marques Notícias)

O elevado número de incêndios em vegetação entre a tarde e noite desta quarta-feira (25) mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros em toda a região. Na área de abrangência do 12º Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Ijuí, foram pelo menos 24 ocorrências do tipo somente nesta quarta.

Bombeiros que estavam de folga foram acionados para auxiliar nos atendimentos, além de equipes de bombeiros voluntários. Dentre os principais motivos apontados para tantos incêndios simultâneos estão a ventania, que derrubou a fiação elétrica sobre lavouras, e a possível incidência de raios na vegetação seca.

Na área de abrangência do pelotão de Três de Maio, o atendimento iniciou às 13h quando foi controlado um incêndio em vegetação no distrito de Consolata, interior do município. Por volta das 14h30 foi removida uma árvore que caiu sobre a ERS-342, trecho entre a cidade de Independência e o distrito de Esquina Araújo.

Mais tarde, perto das 16h, foi combatido o incêndio em uma lavoura e mato na localidade de Esquina Levinski, interior de Alegria. O fogo consumiu em torno de três hectares da resteva de uma lavoura de trigo e parte do mato. Pouco depois, por volta das 16h45, também foi controlado um incêndio em lavoura e vegetação na localidade de Rincão dos Pires, em Alegria.

No início da noite, por volta das 19h50, os bombeiros foram acionados para combater o incêndio em um lixão no Bairro Esperança, em Independência. Após mais de cinco horas de combate às chamas, o fogo foi controlado perto da 1h30 da manhã.

Devido ao acúmulo de ocorrências, um princípio de incêndio em residência na Linha Jundiá, interior de São José do Inhacorá, foi atendido pelos bombeiros de Horizontina. No momento em que eles chegaram ao local, por volta das 21h, o fogo já havia sido controlado.

Pouco tempo depois, por volta das 21h30, foi a vez dos bombeiros de Três de Maio combaterem um incêndio na área do pelotão de Horizontina. As informações eram de que casas haviam incendiado em uma área próxima à cidade de Doutor Maurício Cardoso, porém, ao chegar ao local, constatou-se que o incêndio era apenas em vegetação e que o fogo já havia sido controlado. Houve chamado também para atender um possível incêndio na localidade de Centro Novo, em Doutor Maurício Cardoso, porém, nenhum foco foi encontrado nas proximidades.

Além disso, a corporação de Três de Maio recebeu pelo menos outros seis chamados de agricultores informando sobre incêndios em lavouras no interior de Três de Maio e São José do Inhacorá. A corporação, porém, não conseguiu atender aos chamados feitos entre as 19h e 21h. Os agricultores foram orientados a realizar manobras com tratores e grades com objetivo de revirar a terra e evitar o alastramento das chamas.

Os bombeiros de Três de Maio até chegaram a ser acionados para atender uma ocorrência de incêndio em lavoura e maquinário no distrito de Bela União, interior de Santa Rosa, porém, o fogo acabou controlado sem a necessidade do apoio dos bombeiros.

No trecho da ERS-305 que liga Horizontina a Três de Maio foi necessário desobstruir a passagem devido a queda de uma árvore. Outras três ocorrências referentes a queda de postes e árvore em via pública foram atendidas no perímetro urbano de Horizontina.

Na área de abrangência do Corpo de Bombeiros de Horizontina neste ano foram atendidas 40 ocorrências de incêndio em vegetação, sendo que 13 foram no intervalo de um mês – entre 10 de outubro e 10 de novembro. Como comparação, em todo o ano de 2019 foram 24 ocorrências do tipo; já em 2018 foram apenas 19 na região de Horizontina.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados