Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Desde fevereiro, nenhum novo caso de dengue foi confirmado em Humaitá

No início do ano, o município chegou a ter cinco casos. Desde então, porém, a situação foi controlada e nenhum novo caso se confirmou.

20 de maio de 2020
Mosquito Aedes aegypti. (Foto: Arquivo/Palácio Piratini)

Após o primeiro caso de dengue confirmado nesta semana em Sede Nova, a reportagem da Rádio Alto Uruguai buscou informações atualizadas sobre a situação em Humaitá. Nos dois primeiros meses do ano, em Humaitá, foram confirmados cinco casos de dengue no município. No início de março, o coordenador técnico da Vigilância Ambiental da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Chico Noll, chegou a afirmar que o município enfrentava um surto de dengue.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, desde o dia 17 de fevereiro a situação foi controlada em Humaitá e nenhum novo caso de dengue foi confirmado no município. No mês de abril, três exames encaminhados para análise do Lacen deram negativos. Atualmente há um caso suspeito de dengue que será encaminhado para coleta.

Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue são: febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Medidas de prevenção contra o mosquito

A transmissão da dengue, zika e chikungunya ocorre pela picada do Aedes aegypti. O mosquito tem em média menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, na cabeça e no corpo. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, não necessariamente suja. Entre as medidas de combate, recomenda-se:

– Tampar caixas d’água, tonéis e latões;
– Guardar garrafas vazias viradas para baixo;
– Guardar pneus sob abrigos;
– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;
– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
– Manter lixeiras fechadas;
– Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados