Deputado Jeferson quer reunião para traçar estratégia gaúcha de relação com empresários chineses – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Deputado Jeferson quer reunião para traçar estratégia gaúcha de relação com empresários chineses

Gigante asiático abrirá uma linha de crédito de mais de R$ 3 bi para incentivar empreendimentos brasileiros articulados a partir da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil China

29 de maio de 2019
Lideranças que participam da missão na Ásia (Foto: Deputado Jeferson Fernandes/Reprodução)

Assim que retornar de viagem à China, no dia 31 de maio próximo, o presidente da Frente Parlamentar Brasil/China, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) deverá reunir-se com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Ruy Irigaray, o governador Eduardo Leite e demais parlamentares e integrantes da delegação para detalhar as oportunidades de negócios que o país asiático dispõe para o Brasil e traçar estratégias conjuntas para que o RS seja agraciado com o maior volume de investimentos neste sentido. O anúncio foi feito por Jeferson na manhã desta segunda-feira (27) no Brasil, ainda em solo chinês, onde já é noite, de onde ligou para Irigaray acordando a realização do encontro. “A missão da Frente Parlamentar reúne empresários, deputados, líderes, prefeitos de vários partidos com um único interesse, que é o de trazer para o estado as boas experiências da China nas mais diversas áreas e os recursos necessários para impulsionar o desenvolvimento por aqui”, disse o petista, lembrando a boa nova anunciada por ele na semana passada, de que a China abrirá uma linha de crédito de mais de R$ 3 bi para incentivar empreendimentos brasileiros articulados a partir da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil China.

De passagem por Huzhou, cidade de mais de 2,9 milhões de habitantes, Jeferson contou que a delegação foi recebida por prefeito, vice e um grupo de empresários locais, porque “os chineses não compreendem governos que não apoiem os empreendedores, que não estejam lado a lado com eles. Em conversa sobre a situação dos hospitais gaúchos e da Atenção Básica à Saúde no estado, o presidente da Frente Parlamentar observou que há disposição em compartilhar com o estado experiências da Medicina Tradicional Chinesa, que utiliza métodos de prevenção a partir de plantas medicinais, chás, acupuntura, etc. “Como o reitor da UFSM, Paulo Burmann está conosco neste roteiro, colocou a Universidade à disposição para fazer estudos técnicos mais aprimorados nas mais diversas áreas que orientem os nossos municípios no estabelecimento de parcerias benéficas para o RS”, acrescentou Jeferson.

O parlamentar ficou ainda mais otimista ao representar o prefeito de Santiago, Thiago Gorski, na assinatura de um termo de cooperação entre o município gaúcho e a cidade chinesa de Tongxiang. A relação cooperativa, que tornou as cidades co-irmãs, irá potencializar a produção de carnes e outros produtos de Santiago, além de ajudar a Agência Municipal de Desenvolvimento de Santiago a projetar o município, no que chamam de “Cidades Inteligentes”. Na prática, significa planejar todas as áreas da cidade, como segurança, saúde, infraestrutura do pelo viés tecnológico. “No momento em que nós dizemos o que queremos da relação com a China, os empresários locais nos respondem. E as respostas tendem a ser muito positivas. Santiago soube dizer o que queria. E nós, como estado, devemos definir o que queremos”, explicou o deputado, reiterando a importância do encontro com o governador. “Os investidores deles (chineses) têm muito dinheiro e querem colocar suas empresas no Brasil. Também querem lucrar. Nossa linha, aqui, é puxar estes investimentos para o RS e a nossa região. Mas, para isso, precisamos que tanto o governo do estado como o federal mantenham uma estratégia de relacionamento qualificado com o governo chinês”, frisou.

Integram a comitiva da Frente Parlamentar Brasil China também o deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB), o presidente da Associação, Comercial e Industrial de Santa Rosa, Acisap, Odaylson Eder, o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, Anderson Mantei, o presidente da Câmara Municipal de Santa Rosa, Marcos Migue (PCdoB), a diretora do Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, Mirna Braucks, entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Gabinete Deputado Jeferson Fernandes)

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados