Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Deputada Zilá relata ações do parlamento gaúcho no âmbito da pandemia de Covid-19

Parlamentar preside a comissão de saúde e meio ambiente do parlamento gaúcho e reafirmou a importância de cada pessoa observar os cuidados básicos de prevenção contra o contágio do coronavírus

18 de março de 2021
Deputada Zilá Breitenbach (PSDB) é presidente da comissão de saúde e meio ambiente da Assembleia Legislativa (Foto: Gabinete Deputada Zilá / Divulgação)

A deputada estadual, Zilá Breitenbach (PSDB), concedeu entrevista à Rádio Alto Uruguai, por telefone, na manhã desta quinta-feira (18). Presidente da comissão de saúde e meio ambiente da Assembleia Legislativa, a parlamentar relatou algumas ações que o legislativo gaúcho tem tomado no âmbito da pandemia de Covid-19.

Zilá defendeu a retomada do sistema de cogestão, proposto no plano de distanciamento controlado do RS, a partir da próxima semana, e também reforçou a importância de todas as pessoas estarem conscientes do seu papel neste momento, cumprindo com as medidas sanitárias pedidas pelas autoridades, como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

Representando a Assembleia Legislativa junto à Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (Conav), Zilá relatou que a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) fechou parceria de cooperação conjunta com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na manhã de terça-feira (16). Composta por representantes de todas as unidades federativas, o colegiado se alinhou com a Anvisa, para poder garantir que as vacinas cheguem a todos os brasileiros, além de auxiliarem no processo de autorização e legalização dos insumos.

Zilá frisou que outro ponto chave desta união é a disseminação de informação de qualidade, em todos os estados, por meio da UNALE e das Assembleias Legislativas.

A deputada também comentou sobre o depoimento do médico infectologista, Fabiano Ramos, que participou de uma reunião com os deputados que fazem parte da comissão externa que acompanha a vacinação no estado, realizada na manhã desta quinta-feira (18).

O médico está à frente do serviço de Infectologia do Hospital São Lucas, e coordenou na instituição a pesquisa clínica da vacina Coronavac, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Questionado pelo deputado Frederico Antunes (PP), que faz parte da comissão, se as únicas alternativas hoje são o distanciamento e a vacinação, o médico reforçou que só assim poderemos evitar que não se vivencie um processo ainda pior que o apresentado hoje.

Segundos ele, a insistência de alguns grupos que negam isso, resistem ao distanciamento e uso de máscara, e criam suas próprias teorias de uma medicação que salva ou de um tratamento precoce, desgasta ainda mais os profissionais de saúde que já estão numa batalha ingrata em decidir quem terá espaço ou não nas UTIs. “Dados errados, decisões erradas de grupos que desinformam a população na busca de tratamentos que não existem, de medicamentos que não funcionam, como a cloroquina, invermectina e outros, só atrapalham a luta pela vida e pelos cuidados que todos devemos ter. Não existe isso, e nem tratamento precoce. A solução é a vacina. Eu não sei o que estes grupos buscam. Isso deixa a gente exausto na capacidade de ajudar”.

Ouça a íntegra da entrevista concedida pela deputada estadual Zilá Breitenbach, à Rádio Alto Uruguai, na manhã desta quinta-feira (18).

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados