Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Delegado Garcez apresenta informações de prevenção contra a clonagem de whatsapp

DICAS DE SEGURANÇA DIGITAL: Conheça e previna-se contra a clonagem de whatsapp

11 de setembro de 2020
WhatsApp é um dos mecanismos de maior utilização na comunicação digital atual (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O delegado da Polícia Civil, Willian Garcez, encaminhou à imprensa regional, esta semana, dicas de prevenção, contra a clonagem do aplicativo WhatsApp. São informações importantes para todas as pessoas, em um momento em que esse tipo de prática ilícita ganha cada vez mais espaço.

Como se proteger da clonagem de whatsapp?
1. Não passe informações pessoais (dados) para perfis duvidosos.
2. Não deixe seu número de telefone visível nas redes sociais.
3. Jamais passe o código de seis números a quem quer que seja.
4. Ative a verificação de duas etapas do aplicativo.
5. Não deixe o whatsapp web ativado (logado) em computadores.
6. Evite clicar em links sem que tenha certeza da autenticidade.

CLONAGEM DE WHATSAPP:
É um golpe que vem sendo aplicado em todo o país, onde criminosos clonam o whatsapp da vítima. Ainda que existam formas tecnológicas e de maior complexidade para essa prática criminosa, como, por exemplo, por meio do SIM swap, onde há a clonagem do chip do celular (nesse caso a vítima praticamente não tem defesa, pois o golpe conta com a ajuda de funcionários da empresa de telefonia), a forma mais simples é mediante o repasse do código de seis números (código de autenticação) ao criminoso pela própria vítima.
Como funciona o golpe: Nesse caso, após conseguir o número de telefone da vítima nas redes sociais, sites de anúncios ou qualquer outra forma, o bandido entra em contato com a vítima, tendo como pretexto do contato uma história fantasia (geralmente relacionado a um anúncio de venda na internet ou necessidade de confirmação de dados), com objetivo de obter o código de seis dígitos. Após “enrolar” a vítima, o criminoso solicita a confirmação de um número de verificação que será enviado via SMS. Essa solicitação pode ser feita por whatsapps ou por telefonema. Esse número solicitado pelo criminoso é o que permite o uso do whatsapp da vítima em outro aparelho. Essa informação é essencial para o golpe, pois é necessária para concluir a autenticação da conta em outro celular. O criminoso não consegue clonar o whatsapp da vítima sem essa informação. Esse golpe se configura, portanto, com a colaboração da vítima, que, enganada, informa ao criminoso o número de seis dígitos (código de autenticação).
Objetivo do criminoso: Em regra, é pedir dinheiro para os contatos em nome da vítima.

Como se proteger: Leia as dicas iniciais!

Como recuperar meu whatsapp: Desinstale o aplicativo e instale novamente. Assim, você receberá um código de autenticação por SMS (código de seis números), conferindo nova autenticação do seu whatsapp.

Fonte: William Garcez
Facebook Delegado William Garcez | Instagram: @prof.williamgarcez
Delegado de Polícia no Estado do Rio Grande do Sul. Pós-graduado com Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal. Professor de Direito Criminal da Graduação e da Pós-graduação da Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA) e de cursos preparatórios para concursos públicos (Ad Verum/CERS, Casa do Concurseiro e CPC Concursos).

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados