Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Defesa Civil emite alerta meteorológico sobre temporais nas regiões oeste e norte do Estado

Aviso do órgão vale por 48 horas para uma parte do Estado

17 de fevereiro de 2020
Alerta de chuvas intensas e possibilidade de fortes temporais com ventos, descargas elétricas e granizo (Foto: Rádio Alto Uruguai)

A Defesa Civil Estadual divulgou, nesta segunda-feira (17), alerta para chuvas intensas e possibilidade de fortes temporais com ventos em parte do Rio Grande do Sul. O aviso vale por 48 horas e também prevê descargas elétricas e granizo.

Segundo a Metsul Meteorologia, do meio pro fim da tarde ou à noite, pelo intenso aquecimento, vai ter chuva em várias regiões do Estado, mas que será novamente irregular. Alerta-se para o risco, devido ao intenso calor, de chuva localmente forte a torrencial de curta duração ou temporal com raios e rajadas de vento.

O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Júlio Rocha Lopes, destacou três temas:

1. Na manhã desta segunda-feira a Defesa Civil Estadual emitiu alerta meteorológico, via SMS. Sua validade é para o dia 18 de fevereiro. Haverá formação de uma frente fria, sobre risco de tempestades severas e chuvas fortes e chuva severas possíveis temporais e chuvas intensas nas regiões da Fronteira Oeste, Missões, Norte e Central. Na capital e Região Metropolitana, as chuvas serão menos intensas.

2. Ele fez apelo para a população fazer cadastro no Sistema de Alerta da Defesa Civil, via SMS da Defesa Civil. É um serviço gratuito. O SMS deve ser enviado com o número do CEP, sem hífen e sem pontuação, para o número 40 199.

3. O alerta final refere-se aos cuidados da população, no sentido de que feche portas, janelas, desligue aparelhos elétricos e outros comportamentos para quem estiver em veículos ou a pé.

Ouça a entrevista com o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Júlio Rocha Lopes:

Fim de semana já foi chuvoso em boa parte do Estado

O fim de semana teve registro de chuva em diversas regiões gaúchas, mas as precipitações foram muito irregulares. Houve municípios em que choveu em apenas uma parte da cidade. A instabilidade se concentrou, como esperado, mais na Metade Norte do Rio Grande do Sul.

Houve localidades em que os produtores puderam comemorar um excelente volume de chuva e em outras pouco ou nada choveu. A região Noroeste foi a que teve os maiores acumulados com volumes em alguns pontos de até 50 a 100 mm, conforme medições de cooperativas e produtores rurais.

Terça haverá o deslocamento de uma frente fria. Os volumes podem ser altos no período de três dias, principalmente na Metade Oeste do Estado. A MetSul adverte que tanto hoje como amanhã é alto o risco de temporais localizados no Rio Grande do Sul sob uma atmosfera muito aquecida e, isoladamente, as tempestades podem ser até severas com risco de vendavais, especialmente nesta terça-feira devido ao rápido deslocamento da frente fria numa atmosfera muito aquecida.

ATENÇÃO⚠️Alerta de chuvas intensas e possibilidade de fortes temporais com ventos, descargas elétricas e granizo, nas áreas delimitadas em vermelho no mapa. Alerta válido para as próximas 48h.

Posted by Defesa Civil do Rio Grande do Sul on Monday, February 17, 2020

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados