Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

CTG de Humaitá comemora aniversário com almoço no sistema pegue e leve

No próximo sábado (5), o CTG Epopéia Farroupilha comemora 35 anos de fundação. O cardápio do almoço será de massa com galeto

3 de setembro de 2020
CTG Epopéia Farroupilha de Humaitá. (Foto: Thomás Silvestre/Rádio Alto Uruguai)

O CTG Epopéia Farroupilha de Humaitá celebra 35 anos de história no próximo sábado (5). Para comemorar o aniversário, vai ser promovido um almoço no sistema pegue e leve. O cardápio será de massa com galeto ao valor de R$ 15,00. Interessados podem fazer a reserva de fichas até às 21h desta sexta-feira (4) com os membros da patronagem. A ideia de organizar o evento neste formato, em que as pessoas retiram o almoço e levam para casa, surgiu após a programação alusiva ao Dia dos Pais, no mesmo formato, ter sido bem sucedida.

Interessados em reservar fichas podem entrar em contato pelos seguintes telefones: 99726-6329 (Eugênio); 99959-6598 (Ricardo); 99631-4874 (Ercílio); 99935-1557 (Letiana); ou 99614-9762 (Rose Werner).

História iniciou com grupo de simpatizantes da cultura gaúcha

O Tradicionalismo Gaúcho surge em Humaitá a partir da iniciativa de um grupo de amigos simpatizantes da cultura gaúcha durante uma Semana Farroupilha no início da década de 1980. Na oportunidade, eles promoveram uma série de atividades relacionadas à cultura gaúcha. O grupo foi aumentando e no ano de 1982, após algumas reuniões, foi criado o Grupo da Cultura Nativa. Com apoio do Poder Executivo, um projeto para a construção de uma sede própria foi apresentado à Câmara de Vereadores, sendo aprovado.

Na data de 5 de setembro de 1985, em uma solenidade no salão paroquial católico de Humaitá, foi criado o Centro de Tradições Gaúchas (CTG). O nome da entidade foi escolhido por meio de um concurso que envolveu a comunidade durante a Semana Farroupilha de 1985. O nome de Epopéia Farroupilha é de autoria da prenda Vanusa Adriana Derosso que também se tornou madrinha da entidade. Após escolhido o nome e elaborado o estatuto, realizou-se então a escolha da primeira patronagem, sendo eleito como primeiro patrão Valdino Marques Cavalheiro.

Até o momento, 29 gestões estiveram à frente do CTG Epopéia Farroupilha, com a passagem de 14 patrões e uma patroa. Inúmeros eventos já foram promovidos em Humaitá, tais como fandangos, jantares, apresentações artísticas e culturais, semanas farroupilhas, entretanto, a programação mais tradicional é a Festa Campeira. Em 2020, foi organizada, em março, a 32ª edição da festa campeira que atrai, anualmente, participantes e visitantes de todo o estado.

Diversos peões e prendas pertencentes ao quadro social do Epopéia Farroupilha já foram alçados a cargos e funções dentro da Região Tradicionalista (RT) e conselho do MTG. Também foram diversos os peões e prendas que representaram a entidade em eventos promovidos pela 20ª RT e MTG.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados