Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Crissiumal: Escola Rocha Pombo completa 79 anos nesta quinta-feira

5 de junho de 2018
A escola iniciou suas atividades em 1936, 1937 e 1938, como escola particular - Foto: Escola Rocha Pombo

A Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo de Crissiumal completa nesta quinta-feira, dia 07 de junho de 2018, 79 anos de fundação.

A escola iniciou suas atividades em 1936, 1937 e 1938, como escola particular. Havia apenas um professor para atender todas as turmas, o Sr. Ervino Grielh. O prédio onde funcionava a Escola era de madeira e foi construído pela firma Dahne Conceição, é o local onde atualmente reside a família de Dário Thomé. Ocupavam-se duas salas de aula.  As primeiras professoras foram Nanci Costa Saraiva e Celina Barcelos da Silva.

No dia 07 de junho de 1939, a Escola teve seu decreto de criação, sendo ele de nº 7.814 da Lei 1202, como Escola Estadual com denominação de Grupo Escolar de Crissiumal. Nessa época Crissiumal era distrito de Palmeiras das Missões, e a escola pertencia à região escolar de Cruz Alta. Sendo assim os professores vinham encaminhados de Cruz Alta. Em 1941 passou a funcionar em dois turnos.

Em 1942 e 1943, trabalhavam três professoras e a escola funcionava com quatro turmas. Na nossa escola como nas outras não havia cadernos usava-se a lousa. Em 1945 a escola foi transferida para um prédio alugado de madeira na Rua Horizontina, ocupando duas salas. Em 1956 foi transferida para o prédio de alvenaria pertencente ao Sr. Mario Stümer, ocupando quatro salas. Prédio este onde hoje é a Loja Das Haus. Passou então a pertencer a 17º região escolar de Santa Rosa.

Em 1963 passou a ocupar o prédio novo com seis salas, no endereço onde funciona atualmente, Rua Santo Cristo nº 345. O CPM _ Círculo de pais e Mestres foi fundado em 1967, tendo como primeiro presidente o Sr. Antenor Elias da Motta e o atual presidente o Sr. Hariberto Junior Foesch.

Atualmente a escola tem em sua direção a professora Roseli da Rosa Vianna, atende cerca de 300 alunos e trabalha com 34 profissionais entre direção, professores e funcionários. Na parte pedagógica a escola está sempre engajada em causas sociais e projetos inéditos e inovadores, que sempre vem ao encontro da aprendizagem global de seus alunos.

Queremos felicitar a escola Rocha Pombo e sua comunidade pela passagem de seus 79 anos de história na próxima quinta-feira, dia 07 de julho. Muito obrigada a todos que fazem e fizeram parte dessa trajetória.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Rocha Pombo

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados