Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Crissiumal deve ter uma das eleições mais acirradas de sua história

Vários partidos demonstraram que estão se preparando para a disputa majoritária, com candidaturas diversas sendo lançadas

5 de setembro de 2020
Pórtico de acesso a Crissiumal (Foto: Rádio Alto Uruguai)

O município de Crissiumal, com pouco mais de 14 mil habitantes deve ter no dia 15 de novembro um pleito eleitoral acirradíssimo. São várias frentes que se formaram no município depois que o município teve uma eleição suplementar em 2015 e em 2016 o atual prefeito Roberto Bergmann não teve adversário nas urnas, sendo o único concorrente ao executivo crissiumalense.

A reportagem da Rádio Alto Uruguai buscou informações com praticamente todos os partidos os quais conseguiu o contato telefônico. A maioria trouxe informações importantes das convenções e outros não retornaram o nosso contato até o fechamento da reportagem.

Aqui vai um balanço do cenário político crissiumalense, em meio ao período das convenções partidárias.

PTB
O PTB realizará sua convenção no dia 12 de setembro de 2020. O partido definiu parcialmente a pré-candidatura a majoritária, tendo Elizério Santos Espanhol (Mumu) como pré-candidato a prefeito, e para a vaga de pré-candidato a vice, o partido vai definir durante a  convenção. O partido tem sete pré-candidatos a vereador e segundo relatou à nossa reportagem o presidente do partido, Clair Espanhol, o PTB segue aberto para coligações.

PP
O Progressistas de Crissiumal lançou o nome de Alceu Hipólito Liesenfeld como pré-candidato a prefeito do município. O partido tem encaminhada a formação de chapa com o vice e vereadores para concorrer nas eleições de 15 de novembro. Os nomes somente serão anunciados após a convenção, que irá ocorrer no dia 9 de setembro, das 19h às 20h30min, na Câmara de Vereadores de Crissiumal.

MDB
O MDB realizará a sua convenção neste sábado, dia 05 de setembro, na Câmara de Vereadores de Crissiumal. O partido tem uma disputa interna de duas chapas pleiteando representar o partido no dia 15 de novembro.
Chapa 1: Pré-candidato a prefeito, Elson Osmar Shürmer; e pré-candidato a vice, Paulo Moacyr Haas.
Chapa 2: Pré-candidato a prefeito, Claudiomiro Paulo Thies; e pré-candidato a vice, Maria Elisa Thormes.

Após a escolha na convenção desta disputa interna, o partido irá deliberar na manhã deste sábado sobre coligações. Para a vereança, o MDB está com dez pré-candidatos dispostos a concorrer.

PSB
O PSB realizará a sua convenção no dia 12 de setembro e tem a expectativa de indicar o atual vice-prefeito, Elísio Antônio Eckert, o Magrão, para concorrer a prefeito no dia 15 de novembro. Magrão não passou maiores detalhes sobre a possibilidade dele próprio ser o candidato do partido e resumiu dizendo que há muitos candidatos e nada definido.

Republicanos
O partido Republicanos realizará sua convenção no feriado de 7 de setembro, na localidade de Zona Fockink, interior de Crissiumal, das 15h30min às 17h30min. O partido tem definida a pré-candidatura a prefeito de Celso Luiz Espanhol, com a pré-candidata a vice, Claudia Voss Nass. O partido destaca que segue aberto para formar coligação.

Podemos
O Podemos é o único partido que realizou sua convenção e definiu os nomes dos seus candidatos para a eleição de 15 de novembro. Para a candidatura a prefeito o partido terá Marco Aurélio Nedel. Como vice-prefeito, Otávio Luiz Wehrmeier.

Na convenção ficou definido que o partido terá nove candidatos a vereador. São eles: Antenor Dreher, Dilson Zimmermann, Maria Lyz Rempel, Natasha Kopper, Neri Mafalda (Canidia), Pastor Odair, Paulo Carioca, Reni Lanz e Valério Ruppenthal.

A chapa majoritária será lançada com o nome “A Hora da Mudança”.

Na mesma convenção os filiados autorizaram a comissão provisória a receber em coligação, preferencialmente, os partidos políticos PDT, PSDB e PTB, desde que estas agremiações manifestem o desejo em se coligar com o Podemos.

PSOL
O PSOL realizará sua convenção na tarde deste sábado, 05 de setembro, na sede do partido, no Bairro Criciúma. Segundo o presidente da legenda, Carlos Kreff, o partido não terá candidato concorrendo na disputa majoritária, mas deve lançar até seis candidatos a vereador.

Carlos passou com exclusividade à nossa reportagem que PCdoB, PT, PDT e PSOL estão alinhavados para uma coligação na majoritária nas eleições de 15 de novembro.

PCdoB
Segundo a assessoria jurídica do PCdoB, por definição interna, somente serão apresentadas as informações acima, após as convenções, em respeito à lei eleitoral.

PT
Nossa reportagem não conseguiu contato com representante do PT. De acordo com informações do presidente do PSOL, o PT deve indicar o pré-candidato a vice-prefeito, professor Levanir Rosso Simionato, em uma coligação na majoritária, com o PCdoB, que tem Sandra Trentini como pré-candidata a prefeita, formando a coligação ainda com PSOL e PDT.

PDT
Não obtivemos retorno oficial do representante do PDT procurado pela reportagem, até o fechamento desta matéria. Segundo informações extraoficiais, o PDT não irá apresentar candidato na majoritária e deve forma coligação com PCdoB, PT e PSOL. O partido deve apresentar candidatos à vereança.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados