Crissiumal: Defesa Civil disponibiliza contas bancárias para doações às vítimas do temporal – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Crissiumal: Defesa Civil disponibiliza contas bancárias para doações às vítimas do temporal

Corsan pede que a comunidade crissiumalense economize o máximo no uso de água e verifique possíveis vazamentos nas residências

4 de outubro de 2018
Casas atingidas por granizo seguem sendo recuperadas pela comunidade (Fotos: Prefeitura de Crissiumal/Divulgação)

Centenas de pessoas, entre funcionários municipais e voluntários, trabalham na recuperação do telhado de pelo menos 2.500 residências de Crissiumal, que foram atingidas pelo temporal, com ventos fortes e queda de granizo, ocorrido na madrugada de quarta-feira. O município chegou a divulgar que 3 mil casas haviam sido afetadas, mas o número foi atualizado após finalizar o levantamento. Nesta quinta-feira (04), com tempo bom, um mutirão atua para cobrir as residências e órgãos públicos afetados pelo temporal.

O prefeito, Roberto Bergmann, disse que a maioria das casas ainda está protegida com lonas. “Conforme chegam as telhas de fibrocimento, muitas doadas por empresas, os telhados das casas são recuperados”. Bergmann afirmou que está surpreendido com a solidariedade dos moradores locais e de pessoas, prefeitos e empresas da região que auxiliam Crissiumal neste momento difícil. “A gente nota que a solidariedade existe na prática e isso chega a ser emocionante e conforta especialmente os moradores com menor poder aquisitivo e que foram atingidas pelo temporal”.

O chefe do Executivo informou que as aulas nas escolas municipais e estaduais devem ser retomadas somente na próxima segunda-feira, pois os estabelecimentos de ensino sofreram danos e as estruturas estão sendo recuperadas. Os danos ainda estão sendo contabilizados a fim de conhecer com mais precisão o prejuízo causado na cidade e para 300 moradores do interior do município, que também foram prejudicados.

No meio rural também é realizado levantamento das perdas nas lavouras de milho, trigo e pastagens. As localidades mais afetadas foram Esquina Uruguai, Zona Grün, Lajeado Crissiumal, Linha Seca e Cabeceira do São Vicente.

A presidente do Lar dos Idosos de Crissiumal, Jacinta da Costa, informou que 31 idosos foram alojados nas dependências do Seminário São Miguel. Outra idosa está internada no Hospital de Caridade.

Município abriu contas bancárias para receber doações

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Município está efetuando o cadastramento de famílias vítimas do temporal, para auxiliá-las. Crissiumal recebe ajuda de diversos municípios da região, porém, a cidade ainda necessita de muito auxílio. Em função disso, o Município solicita doações, principalmente de telhas de barro, telhas de fibrocimento, colchões, alimentos e produtos de limpeza.

Quem puder contribuir com ajuda financeira, a Prefeitura disponibiliza três contas bancárias oficiais, para receber as doações destinadas aos atingidos e que serão geridas pela Defesa Civil local:

Banrisul: Agência: 0593 / Conta: 04.059801.0-3
Banco do Brasil: Agência: 1372-2 / Conta: 2.018-4
Sicredi: Agência: 0100 / Conta: 26710-4
PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISSIUMAL – CNPJ: 87.613.147/0001-35

Corsan pede que comunidade economize água

A Corsan, escritório de Crissiumal, fez um comunicado solicitando à população local que economize o máximo de água. De acordo com a companhia, nas últimas 24 horas o bombeamento de água funcionou ininterruptamente, sendo que o normal seria, no máximo, 18 horas de bombeamento. Assim, o constatado é de que existem centenas de residências com a canalização de água danificada internamente, o que impede que inúmeras regiões do município recebam água.

Além de economizar o uso de água, o pedido da Corsan é para que os moradores verifiquem os arredores de suas residências, em entradas internas de água, e possam comunicar possíveis vazamentos, para que, de forma planejada, o serviço de manutenção aconteça.

O reservatório da Corsan encontra-se literalmente vazio devido a este desperdício verificado em função de vazamentos, o que também acarreta em maiores prejuízos aos munícipes, já que grande parte da água bombeada está sendo perdida sem uso.

O comunicado da Corsan foi divulgado através da Secretaria de Planejamento e Projetos do município.

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados