Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Cotricampo é modelo na industrialização do trigo e nos ganhos para o produtor

3 de abril de 2018

A ExpoAgro Cotricampo recebeu nesta quinta-feira (22), em seu primeiro dia de atividades, o Fórum Soja Brasil 2017/2018. O evento foi organizado pela Cotricampo e tem como temas principais as práticas agronômicas e o manejo de solo para altas produtividades, a importância do vazio sanitário e um debate sobre cooperativismo e sucessão familiar.

 

Um dos pontos destacados no debate é o trabalho diferenciado que a região vem conseguido manter com a cultura do trigo, justamente a partir do trabalho de industrialização do produto, que tem no Moinho Cotricampo um dos pontos de referência, através da farinha que origina uma série de produtos que são comercializados pela rede cooperativa, mas que também é revendida para outros mercados. “Com a indústria de trigo em funcionamento, conseguimos agregar valor aos produtores e associados”, destaca Gelson Bridi, presidente da Cotricampo.

 

Ele reforça que o trigo gaúcho possui um grande diferencial de qualidade, sendo industrializadas cerca de 1 milhão de sacas de trigo no RS, o que possibilita o envio dessa matéria-prima para mais da metade dos estados do Brasil. “Nosso trigo tem qualidade e nos permite ser competitivo com a grande indústria”.

 

Através das associações que congregam as cooperativas, há um estudo que possibilita verificar o preço médio pago ao trigo no RS, possibilitando à Cotricampo, por exemplo, agregar cerca de 8 a 9% a mais na comercialização do grão realizada com os produtores associados.

 

A Cotricampo mantém, hoje, cerca de 9 mil associados, em uma área de abrangência que inclui 16 municípios da região.

 

Para Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs/Sescoop, a Cotricampo hoje é um espelho do cooperativismo gaúcho, pois vem apresentando um crescimento contínuo e sustentável. “A agroindústria que a cooperativa mantém, através do moinho, industrializando o trigo e propiciando uma farinha com qualidade, é uma vitrine de como o planejamento cooperativo pode dar certo”, destacou ele.

 

Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados