Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Cotricampo celebra seus 53 anos de história neste mês de setembro

Cooperativa, uma das mais importantes do Rio Grande do Sul, comemora seu aniversário de fundação na próxima segunda-feira, dia 14 de setembro

9 de setembro de 2020
Foto aérea da ExpoAgro Cotricampo, evento que se consolida como um dos mais fortes no setor agro do Sul do país (Foto: Cotricampo / Divulgação)

A Cotricampo está celebrando neste mês de setembro, os 53 anos de sua fundação, ocorrida em 14 de setembro de 1967, por um grupo de produtores com o objetivo de estimular o desenvolvimento e a defesa de suas atividades econômicas.

Foi graças à iniciativa do engenheiro agrônomo Daniel Azolin Lena (in memoriam), e à determinação de 23 produtores, que surgiu a cooperativa. Muitos deles já cumpriram sua missão aqui neste mundo: Eugênio Corrêa Machado, Alberto João Zuchetto, Nelson da Silva Arbo, Genaro Luiz Riva, Eduardo Foleto, Jose Scherer, Amélio Felice Fiorese, Cebaldo Arnoldo Knebel, Pedro Alves da Luz, Tanilo Antonio Cremonese, Frederico Jose Menegassi, Celeste Fiorese Neto, Jose Alberto Gomes de Oliveira, Darcy Alves Martins, Airton Dias da Motta, Waldemar Pruss, João Thimoteo da Silva, Francisco Rodrigues da Silva, Julio Pahins Machado, Alfredo Guerra, Olmerindo Freitas Costa, Anastáceo Knop e Ary Bastiani.

Atualmente, a cooperativa tem ainda ativo no quadro social o fundador Cebaldo Arnoldo Knebel, que reside na localidade de Vila Industrial, no interior de Campo Novo. Alguns residem em outros estados, como Celeste Fiorese Neto, que mora em Roncador (PR), e Francisco Rodrigues da Silva, que reside em Formosa (GO).

Ao longo da sua história a cooperativa alicerçou-se através da prática de valores como segurança, liquidez, confiabilidade e parceria.

Hoje, são 8.754 associados em 17 municípios da região Celeiro. A estrutura conta com 23 unidades de recebimento e comercialização de grãos e insumos, 17 lojas agropecuárias, 12 supermercados, uma unidade beneficiadora de sementes, uma fábrica de rações, uma indústria de farinha de trigo, uma agroindústria de panificação e um posto de combustíveis.

A cooperativa vem realizando importantes investimentos na melhoria das condições de recebimento e armazenagem das safras recebidas dos cooperados. Até então foi realizada a ampliação de um armazém fundo chato, na Unidade de Esquina Gaúcha, em Crissiumal, para melhorar o armazenamento de sementes e fertilizantes que abastecem os produtores locais.

Na unidade de Coronel Bicaco foi realizada a reforma do escritório da Unidade, com colocação de mobiliário novo padronizado, melhorando significativamente as condições de atendimento aos cooperados.

Em São Martinho, estão sendo finalizadas grandes melhorias, com a construção de dois silos redondos, com capacidade de cem mil sacas cada um, um silo pulmão, máquina de limpeza e pré-limpeza, secador e um tombador de grãos. No escritório da unidade estão sendo realizadas importantes melhorias no prédio, com novas adequações e com mobiliário novo padronizado. Desta forma a unidade passará a qualificar ainda mais as condições de atendimento ao cooperado.

Devido à pandemia, os tradicionais encontros de mulheres, de jovens e de lideranças regionais estão suspensos para este ano. A diretoria está programando para a segunda-feira, 14 de setembro, dia do aniversário da cooperativa, uma “live” pelos canais do YouTube e do Facebook, onde estará divulgando ações da cooperativa, principalmente com relação à próxima edição da ExpoAgro, que está programada para o mês de fevereiro do próximo ano, junto ao campo experimental da Cotricampo, em Campo Novo.

O presidente, Gelson Bridi, destaca que “apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, a cooperativa continua avançando no seu cronograma de ações e planejamento de metas, com esforço, dedicação e empenho de todos para que possa chegar no final do ano ao tão almejado volume de R$ 1 bilhão em volume de negócios no exercício de 2020. Até porque o agronegócio não pode parar e vive um bom momento e com um cenário positivo não somente para o restante dos meses deste ano, como também para o próximo exercício”.

Hoje, o principal desafio da cooperativa é lidar com a evolução tecnológica. Para o diretor-secretário, Ricardo Correa Chassot, “inteligência artificial, startups e outros, são exemplos de campos a serem explorados, pois irão impactar na produção, gerenciamento, industrialização e comercialização de produtos e serviços. Temos de acompanhar essa evolução, observando o perfil dos nossos consumidores para que os impactos das mudanças não signifique uma ruptura no relacionamento, mas sim uma grande oportunidade de melhorias nos mais diversos processos”, resume o diretor.

A cooperativa tem procurado melhorar a sua eficiência na prestação de serviço de assistência técnica aos cooperados com um aplicativo de uso interno que possibilita uma maior organização do serviço de assistência técnica às propriedades dos cooperados, coletando dados e informações específicas, e tratos culturais, que possibilitam a otimização do trabalho objetivando abranger um número maior de propriedades.

Outro exemplo que foi implementado é o site de compras, em que os clientes da rede de supermercados utilizam para fazer as compras sem sair de casa. E por fim, o APP da Cotricampo, onde nele o consumidor pode ter ao alcance do seu celular, informações gerais da cooperativa, como notícias, preços praticados dos produtos agrícolas, do posto de combustíveis, previsão do tempo e muito mais.

Em nível de associado, o serviço é ampliado, pois há o cadastra do celular, com acesso a informações de cunho pessoal e restrito de suas operações junto à cooperativa, tais como saldo de produtos, saldo em conta corrente, produtos a retirar e consulta ao saldo de pontos no programa de fidelidade: “Vencendo limites, gerando pontos”.

Fonte: Cotricampo

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados