Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Coronel Bicaco tem o primeiro caso confirmado de Coronavírus

Este é o primeiro caso confirmado entre municípios da região celeiro

26 de abril de 2020
Hospital Santo Antônio de Pádua, em Coronel Bicaco (Foto: Arquivo)

O município de Coronel Bicaco recebeu na tarde deste domingo (26), a confirmação do primeiro caso de Covid-19, através de laudo do Lacen/RS. Trata-se de um homem, de 60 anos de idade, com histórico de doença respiratória crônica. Ele está internado no Hospital Santo Antônio de Pádua, em Coronel Bicaco, e seu quadro de saúde é estável.

O exame do paciente foi coletado no dia 23 de abril, e o resultado oficial divulgado neste domingo.

Os seus familiares foram orientados para que cumpram isolamento domiciliar de pelo menos 14 dias, período em que estarão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo informações da secretaria, o monitoramento será diário, com contato telefônico. Havendo necessidade de um acompanhamento diretamente no domicílio, também poderá ser feito.

Nesta tarde haverá uma reunião entre o prefeito de Coronel Bicaco, Jurandir da Silva, com os profissionais de saúde e direção do Hospital Santo Antônio, para definir as medidas a serem tomadas.

Em nota, a prefeitura de Coronel Bicaco reforça à comunidade a importância da manutenção do distanciamento social e das medidas de precaução.

Mais detalhes sobre o caso

O paciente que teve diagnosticado Covid-19, foi até a estrutura montada em frente ao hospital de Coronel Bicaco na última quinta-feira (23), onde apresentou sintomas de dificuldades respiratórias e foi encaminhado ao plantão. Desde então, de acordo com os profissionais da instituição hospitalar, foram tomadas as medidas sanitárias e de isolamento necessárias.

Em relato aos profissionais de saúde que realizaram seu atendimento, o paciente disse que não recebeu visitas de pessoas de fora da cidade, e também não viajou para outros municípios nas últimas semanas. Portanto, ainda está sendo investigada de que forma ele pode ter contraído o vírus. Há possibilidade de haver um contágio comunitário, ou seja, de que o vírus está circulando no município.

De acordo com Delmar Albuquerque, administrador do hospital de Coronel Bicaco tem um ambulatório com cinco leitos específicos para casos suspeitos. Este paciente que teve o caso confirmado está internado em um quarto isolado.

O prefeito, Jurandir da Silva, estará reunido com o comitê local de enfrentamento ao Covid-19, nesta segunda-feira (27), para avaliar a tomada de outras medidas. Segundo ele, o foco é evitar que o vírus se propague no município, além de entender de que forma esse paciente contraiu o vírus.

Confira entrevista do Prefeito Jurandir da Silva, de Coronel Bicaco ao Sistema Alto Uruguai de Comunicação:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados