Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Coordenadoria informa que óbito da semana passada em Humaitá foi por Covid-19

Mulher, de 64 anos, faleceu na madrugada de quinta-feira (12) na UTI do Hospital de Caridade de Três Passos

18 de novembro de 2020

A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) confirmou que o óbito de uma paciente de Humaitá na quinta-feira passada (12) foi por complicações do coronavírus. A mulher, de 64 anos, faleceu na UTI do Hospital de Caridade de Três Passos. As informações foram publicadas apenas nesta terça-feira (17), oficialmente, pela Secretaria Estadual da Saúde.

O primeiro atendimento à paciente foi no dia 3 de novembro, terça-feira, na Unidade Básica de Saúde de Humaitá. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o teste rápido realizado em laboratório particular deu positivo. Ela se recuperava em isolamento domiciliar, entretanto, na madrugada seguinte, quarta-feira (4), apresentou um quadro de insuficiência respiratória e precisou ser encaminhada ao Hospital de Caridade de Três Passos.

Inicialmente a paciente foi internada na Ala Covid, mas posteriormente foi transferida à UTI. A morte ocorreu à 1h15 do dia 12 de novembro. No hospital foram realizados pelo menos dois tipos de exame, um pelo método de imunofluorescência e outro PCR e ambos deram negativo, segundo informações apuradas pela reportagem. O corpo foi liberado para velório. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicados testes rápidos em familiares da paciente, mas todos deram negativo.

A investigação epidemiológica realizada pela 17ª CRS concluiu que o óbito ocorreu por complicações da Covid-19. De acordo com a justificativa encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde, o Estado definiu que a paciente estava com Covid-19 devido ao primeiro exame, realizado em laboratório particular, ter dado positivo. Além disso, também foram considerados os sintomas compatíveis com a doença e o resultado de tomografia pulmonar sugestiva de Covid-19.

Esclarecimento encaminhado pelo Centro de Operacoes de Emergencias da 17ª CRS:

Segunda Nota Informativa 24 do COE/SES-RS de 07 de outubro de 2020, os casos de COVID podem ser confirmados por: critério laboratorial (teste rápido, RT-PCR, teste de antígeno, imunoensaio, imunofluorescência…), critério clínico-epidemiológico, critério clínico-imagem e critério clínico.

A contabilização dos óbitos por município pode ser acompanhada através do site da SES: https://ti.saude.rs.gov.br/covid19/ e também pelos boletins da Regional e de cada município, cabendo a este último, emitir nota sobre os óbitos, se assim julgar necessário.

Sobre a questão da realização dos velórios em casos suspeitos e confirmados de óbitos por COVID-19, a Nota Informativa 23 do COE/SES-RS de 17 de setembro de 2020, orienta à notificação, manejo de corpos e procedimentos post mortem no contexto da pandemia de COVID-19.

Nota informativa COE 23

*Atualizada às 15h27

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados