Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Consulta Popular: Municípios da região escolhem prioridades para integrar a cédula de votação

3 de abril de 2018

O Corede Celeiro cumpre agenda de audiências públicas nos municípios da região. Os eventos têm por objetivo escolher as demandas que cada comunidade deseja incluir na cédula de votação da Consulta Popular 2017 e os delegados que representarão os respectivos municípios em audiência regional no dia 5 de julho. Os detalhes do processo foram explicados pelo presidente do Corede Celeiro, Carlos Eugênio Azevedo dos Santos.

 

Durante as audiências públicas municipais, cada cidade elege cinco prioridades de uma lista de 21 projetos. Liberaram recursos para este ano as secretarias estaduais de Agricultura, de Desenvolvimento Rural, Educação, Saúde, Turismo, Minas e Energia, Ciência e Tecnologia e Segurança Pública. As cinco prioridades que receberem mais votos dentre todos os municípios devem ir para a cédula de votação.

 

A última etapa da Consulta Popular ocorre nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, quando os eleitores gaúchos votam de forma presencial, ou pela internet, em apenas uma das cinco prioridades colocadas na cédula. Cada município precisa mobilizar pelo menos 6% de seus eleitores, caso contrário ficará sem os recursos. Para todo o estado o governo destinou R$ 60 milhões – a região Celeiro será contemplada com R$ 2,2 milhões. Os recursos serão incluídos no orçamento do Rio Grande do Sul para 2018. 

 

Audiências públicas foram realizadas em Sede Nova e São Martinho

 

Os municípios de Sede Nova e São Martinho definiram ontem as suas prioridades e os delegados. O evento de Sede Nova ocorreu na Câmara de Vereadores, pela parte da manhã. Em São Martinho, a audiência foi à tarde, também na Câmara de Vereadores.

 

Sede Nova deseja votar em duas prioridades do setor da agricultura, com foco no apoio às cadeias do leite, pecuária de corte, ovinicultura e suinocultura. O município também destacou como prioridade a segurança pública, a fim de buscar melhorias nas condições de segurança; e a regularização de agroindústrias familiares, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

 

Como delegados por Sede Nova foram eleitos: o Secretário de Administração, Élcio Soder, e o agricultor Anderson Prediguer. Além deles, também representam o município o prefeito José Elias Paz, o presidente da Câmara de Vereadores José Alceu Chiogna e o presidente do COMUDE Nei Schuster.

 

São Martinho definiu como prioritárias: uma demanda da saúde, que trata sobre a aquisição de equipamentos para o hospital da cidade; três do setor da agricultura, com foco no apoio à bacia leiteira e criação de gados de corte e de leite; além da demanda que trata sobre a legalização de agroindústrias.

 

Os delegados eleitos por São Martinho foram: Jones Ribeiro – representante da Brigada Militar, e Cleber Trevisan – representante da Secretaria de Agricultura. O prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores e o presidente do COMUDE também integram a delegação que representa o município.

 

Cronograma das Assembleias Municipais da Consulta Popular 2017/2018 que ainda serão realizadas:

 

MUNICÍPIO

DATA

LOCAL/HORA

VISTA GAÚCHA

21/06

Câmara Vereadores às 09h30min

BARRA DO GUARITA

21/06

Câmara Vereadores às 14h

TENENTE PORTELA

26/06

Câmara Vereadores às 10h

DERRUBADAS

26/06

Câmara Vereadores às 14h

TRÊS PASSOS

27/06

Auditório da Prefeitura às 10h30

BOM PROGRESSO

27/06

Câmara Vereadores às 08h30min

TIRADENTES DO SUL

27/06

Câmara Vereadores às 14h

ESPERANÇA DO SUL

27/06

Câmara Vereadores às 16h30min

HUMAITÁ

28/06

Câmara Vereadores às 10h

CRISSIUMAL

28/06

Câmara Vereadores às 14h

SÃO VALÉRIO DO SUL

29/06

Câmara Vereadores às 14h

BRAGA

30/06

Câmara Vereadores às 08h30min

CORONEL BICACO

30/06

Câmara Vereadores às 10h30min

REDENTORA

30/06

Clube Recreativo às 14h

MIRAGUAÍ

30/06

Câmara Vereadores às 17h

 

*Rádio Alto Uruguai

*Foto: Divulgação/Adm Sede Nova

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados