Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Confira detalhes das celebrações de Corpus Christi em paróquias da região

Neste ano não haverá a confecção dos tapetes enfeitados, além de as procissões serem apenas motorizadas ou de forma simbólica.

10 de junho de 2020
(Foto: Divulgação/CNBB)

A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (11) a solenidade de Corpus Christi. Anualmente, a também conhecida como Festa da Eucaristia, acontece 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Os cristãos celebram nesta ocasião a presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho consagrados na Santa Missa, seguida de procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Neste ano, devido à pandemia, algumas tradições desta festividade serão quebradas. As paróquias da região não realizarão, por exemplo, a confecção dos tapetes enfeitados em ruas das cidades, além de as procissões serem apenas motorizadas ou realizadas de forma simbólica.

Confira a programação em algumas paróquias da região:

Humaitá

Em Humaitá, a Paróquia Santa Cecília celebra santa missa às 15h na igreja matriz. Está permitida a ocupação de até 25% da capacidade da igreja. É obrigatório que os fiéis usem máscaras e também será disponibilizado álcool em gel na entrada da igreja. A celebração será transmitida também pela 106,1 FM e página da paróquia no Facebook.

Logo após a missa, será realizada uma procissão motorizada. A carreata sai da igreja matriz e segue pela Avenida Getúlio Vargas, depois passa pela Rua Nilo Peçanha em direção à Capela São José do Bairro Operário. Após breve parada na capela, a carreata prossegue pela Avenida João Pessoa em direção ao centro, passando também pela Rua Rui Barbosa até a matriz.

Ao término da procissão, o padre Aldoir Picua irá realizar a Bênção do Santíssimo em frente à igreja. Orienta-se aos moradores das ruas por onde a carreata passar que coloquem um pano branco nas janelas das casas ou algum outro símbolo que represente a devoção à Jesus Cristo presente na Eucaristia. A programação está confirmada com qualquer tempo.

Três Passos

Em Três Passos, a Paróquia Santa Inês promoverá três missas na igreja matriz, com início às 8h30, 10h e 19h. No Distrito de Padre Gonzales, a missa será às 8h30min; em Esperança do Sul, às 9h; e em Bom Progresso, às 15h. Para a participação das missas, está liberada a ocupação de até 25% da capacidade das igrejas, no caso da matriz, esse percentual corresponde a 249 pessoas.

Está sendo organizada também em Três Passos uma procissão motorizada com início às 16h, saindo da igreja matriz, com bênção do Santíssimo pelas principais ruas da cidade. Em caso de chuva, a carreata será cancelada. A orientação é para que os interessados em participar da procissão venham com o seu próprio carro à igreja matriz.

São Martinho

Em São Martinho, a Paróquia São Martinho Bispo realiza missa às 9h na igreja matriz seguida de bênção do Santíssimo. Os interessados em participar da missa deviam se inscrever com antecedência, sendo a capacidade máxima liberada de 80 pessoas. A procissão será simbólica no interior da igreja.

Sede Nova

Em Sede Nova, a Paróquia São José promove missa na igreja matriz, com início às 15h. A celebração deve contar com um número reduzido de pessoas, que devem comparecer usando máscaras e respeitando o distanciamento. Logo após a missa, o padre Gabriel Figueiredo fará uma procissão com bênção do Santíssimo pelas ruas da cidade. Em caso de chuva, a procissão será feita simbolicamente na entrada da igreja abençoando os pórticos da cidade.

Crissiumal

Em Crissiumal, a Paróquia Três Santos Mártires das Missões promove missa às 8h30min, na igreja matriz, para um grupo de até 30 pessoas. A celebração será transmitida também pela emissora de rádio local. Em função das condições climáticas, a bênção do santíssimo pelas ruas da cidade foi cancelada.

Estará sendo promovida em Crissiumal também uma ação social neste dia, por isso, os paroquianos são convidados a doar alimentos não perecíveis ou agasalhos. As doações devem ser entregues na igreja durante o período da manhã nesta quinta-feira.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados