Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Comunidade despediu-se do pároco emérito de Três Passos, no último sábado

3 de abril de 2018

A comunidade três-passense despediu-se do padre Hélio Welter, 73 anos de idade, no último sábado (17). Centenas de fiéis estiveram na Igreja matriz Santa Inês, desde as primeiras horas do dia, para prestar solidariedade à família, amigos e demais religiosos que conviveram com o pároco emérito, que esteve a frente da Igreja Católica no município, desde 1998. Duas missas foram celebradas em sua homenagem, uma delas com a presença do bispo diocesano, Dom Antonio Carlos Rossi Keller, que lamentou muito a perda do cônego.

 

A morte de padre Hélio foi confirmada às 18 horas de sexta-feira. Há cinco meses ele estava internado na clínica IOT – Instituto de Ortopedia e Traumatologia, em Passo Fundo. Seu quadro de saúde se agravou após uma cirurgia em que o sacerdote teve uma das pernas amputadas, na última semana de janeiro. No último período, ele teve de ser mantido entubado e em coma induzido. Ele estava afastado das atividades religiosas, em Três Passos, desde meados de 2017, quando iniciou um tratamento contra o desgaste ósseo no quadril, que lhe acarretou uma série de procedimentos cirúrgicos para colocação de próteses. Antes disso, já havia tido diagnosticada artrose, nos pés.

 

O padre Rudinei da Rosa, que foi confirmado em fevereiro como novo pároco da igreja em Três Passos, conversou com a nossa reportagem no final de semana e comentou a respeito da convivência que teve com o colega, nos últimos anos.

 

Padre Rudinei também comentou a respeito do legado que o padre Hélio deixou à comunidade católica, em Três Passos, podendo servir como inspiração para os novos sacerdotes que estão com a tarefa de conduzir as atividades da paróquia no município.

 

Após as homenagens em Três Passos, o corpo de padre Hélio foi conduzido até a cidade de São Martinho, município em que nasceu. Lá também foi celebrada uma missa, durante a tarde de sábado, com posterior sepultamento, no cemitério local, onde também estão sepultados os pais do religioso.

 

Pequeno histórico

 

O cônego Hélio Luiz Welter foi o primeiro padre ordenado Sacerdote pelo Bispo Dom Bruno Maldaner, na diocese de Frederico Westphalen. Entre tantas atividades, também fez parte do Conselho da Fundação Monsenhor Vitor Batisttella. Padre Helio assumiu a função de Vigário Paroquial da Igreja Catedral Santo Antônio, de Frederico Westphalen, em 21 de dezembro de 1972. No ano seguinte, assumiu a coordenação da Catequese Diocesana e em 1974, foi nomeado Coordenador da Pastoral Diocesana. No ano de 1976 assumiu a Paróquia de São Gabriel, em Ametista do Sul. Posteriormente, em 1978, foi para Seberi, onde trabalhou na Paróquia Nossa Senhora da Paz. Mais tarde, no ano de 1980, assumiu como pároco da Paróquia Santa Terezinha, de Erval Seco.

 

No ano seguinte, Padre Helio Welter especializou-se na Pastoral Social da Celam, em Medelín, na Colômbia. Retornando ao Brasil, em 1982 coordenou a Pastoral Diocesana e a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, em Vicente Dutra.

 

Nos anos seguintes trabalhou em várias paróquias do estado, como Viamão, Charqueadas, Montenegro, Cerro Grande e Rodeio Bonito. Até que em 1998 assumiu a Paróquia Santa Inês de Três Passos, onde atuou até o fim de sua vida.

 

Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados