Família perde móveis e eletrodomésticos após telhado ser arrancado durante temporal na localidade de Herval Grande. Uma semana depois, família recebe doações suficientes para se restabelecer
O destelhamento de uma residência mobilizou a comunidade em prol de uma família humaitense. Valmir André da Rosa, que reside na localidade de Herval Grande, no interior de Humaitá, havia perdido praticamente todos os móveis e eletrodomésticos após sua residência ter sido completamente destelhada durante temporal por volta das 17h do domingo retrasado (13). O fato foi informado à Rádio Alto Uruguai nesta segunda-feira (21).
Durante a semana que sucedeu o episódio, a família contou com a solidariedade de pessoas da comunidade que doaram telhas e madeiras para conserto da residência, bem como móveis e eletrodomésticos. Nesta segunda-feira, após divulgação da lista com os itens que ainda faltavam na programação da 106 FM, os moradores receberam doações suficientes e agradecem a solidariedade de todos que colaboraram.
Valmir acredita a casa tenha sido atingida por uma espécie de tornado. Segundo ele, o vento forte, acompanhado de chuva, durou cerca de três minutos. No momento do destelhamento, Valmir, juntamente com a esposa e sua filha de dois anos, estavam na casa dos sogros que fica ao lado, a cerca de 200 metros. A residência do lado não foi destelhada, porém a casa de Valmir teve o telhado completamente arrancado.
O único dano provocado à casa do sogro foi de um pedaço de madeira que voou da casa de Valmir, furou o telhado, atravessou o forro e caiu sobre a sala de estar. O vento forte também provocou estragos em um mato e em pés de eucalipto, além de uma lavoura de mandioca nas proximidades. Faltou energia elétrica na localidade entre domingo e quarta-feira (15).
Confira mais imagens dos estragos provocados pelo temporal:
Como a casa ficou após as doações: