Comitiva de Três Passos prestigia lançamento da Frente Parlamentar em Apoio e Defesa da UERGS – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Comitiva de Três Passos prestigia lançamento da Frente Parlamentar em Apoio e Defesa da UERGS

Deputado Capitão Macedo (PSL), proponente da frente parlamentar, diz que o grupo terá de fiscalizar e cobrar investimentos na universidade

9 de maio de 2019
Comitiva de Três Passos, presente ao evento em Porto Alegre (Foto: Uergs/Divulgação)

Por iniciativa do deputado Capitão Macedo (PSL), foi lançada ontem, na AL, em Porto Alegre, a Frente Parlamentar em Apoio e Defesa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O ato contou com a presença dos deputados Luciana Genro (PSOL), Jeferson Fernandes (PT), Eduardo Loureiro (PDT) e Silvana Covatti (PP), do secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, e de alunos, professores e dirigentes da instituição. Comitiva composta por professores, alunos e representante de funcionários da Uergs, unidade Três Passos, também participaram da implantação da frente parlamentar.

O proponente da frente, Capitão Macedo, disse que era seu dever, enquanto parlamentar legitimamente eleito pelo povo, defender a instituição. Ele destacou que o grupo terá a tarefa de fiscalizar e exigir que o governo gaúcho cumpra sua obrigação constitucional e legal, especialmente a que determina o investimento de 0,5% da Receita Corrente Líquida na manutenção e desenvolvimento do ensino superior público, destacou.

O reitor da UERGS, Leonardo Alvim Beroldt da Silva, saudou a formação de uma frente pluripartidária em defesa da UERGS, prestou solidariedade às universidades e aos institutos federais que estão sofrendo cortes que podem inviabilizar a pesquisa e disse que este é o momento da sociedade se unir em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. Relatou um pouco da trajetória de 18 anos da universidade, desde a sua criação, registrando que conta com 269 docentes e 189 técnicos, números que estão abaixo do necessário hoje, e mais de 6 mil alunos em 37 cursos de graduação, distribuídos em 20 das 28 regiões dos Coredes.

Encontro com deputada Zilá

A comitiva de Três Passos aproveitou a passagem pelo parlamento e reuniu-se com a deputada Zilá Breitenbach, que estava como presidente em exercício da Assembleia. Na oportunidade a comitiva apresentou à deputada uma relação de projetos de pesquisa desenvolvidos pela Universidade em Três Passos durante o ano de 2018, e propostas de ações complementares para serem implementadas a partir do segundo semestre de 2019.

Segundo a chefe de unidade da UERGS de Três Passos, Lucila Berwladt, estas ações visam valorizar e aproveitar os recursos humanos, estruturais e laboratoriais da instituição para criar um canal de comunicação e assistência técnica direta entre a comunidade e os agricultores três-passenses.

A presidente em exercício da ALRS parabenizou a Universidade, corpo docente e alunos, pelo empenho em estreitar laços com a comunidade onde está inserida, auxiliando no desenvolvimento local e regional. “Reforço o que sempre faço questão de dizer: as mudanças necessárias para alavancarmos o desenvolvimento nas mais variadas áreas começa pela educação. Estas ações além de auxiliarem a comunidade irão ajudar os alunos a colocar em prática e aprimorarem seus conhecimentos”, explica Zilá.

Visita de comitiva ao gabinete da deputada Zilá

Deputado Capitão Macedo, proponente da Frente Parlamentar

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados