Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Comitiva de Bom Progresso visita propriedade rural no interior de Humaitá

3 de abril de 2018

Uma comitiva de agricultores de Bom Progresso visitou na tarde de ontem a propriedade rural dos agricultores Carlos e Adriéli Werner, que residem na localidade de Perdidas, interior de Humaitá.

 

O grupo veio conhecer um silo de alvenaria que não utiliza calor para a secagem de grãos. A construção recebeu apoio e orientação dos extensionistas do escritório municipal da Emater de Humaitá. O objetivo do projeto é estimular a estocagem e conservação de grãos em nível de propriedade. Segundo a Emater, a prática garante mais qualidade ao grão armazenado.

 

A construção de silos que não utilizam calor é considerada simples. Podem ser utilizados materiais e mão de obra encontrados nas propriedades rurais. A secagem se processa por meio da passagem de ar com ajuda de ventiladores. O ar não aquecido retira umidade dos grãos de forma menos agressiva, evitando perda de qualidade durante o processo.

 

O assistente técnico regional Volnei Righi participou do encontro e explanou sobre a escolha do local, etapas da construção, produto a ser armazenado e manejo. Os produtores Carlos e Adriéli também deram o seu depoimento.

 

O município de Humaitá é considerado referência regional na construção deste modelo de silo. A capacidade de armazenagem nas propriedades humaitenses atualmente é de 58 mil sacas. A visita dos agricultores de Bom Progresso foi acompanhada pela equipe da Emater e recebeu o apoio da Sicredi Celeiro daquele município, que forneceu o transporte para a atividade.

 

*Rádio Alto Uruguai

*Fotos: Divulgação/Emater

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados