Comissão Eleitoral destitui cacique e vice da Terra Indígena do Guarita – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Comissão Eleitoral destitui cacique e vice da Terra Indígena do Guarita

Conforme a comissão, o cacique teria cometido inúmeras infrações, irregularidades e crimes e o vice-cacique, cúmplice e omisso.

12 de dezembro de 2018
Carlinhos Alfaiate assinando ato e posse em 27/02/18. (Foto: Rádio Planeta FM)

A Comissão Eleitoral Permanente, através do presidente da comissão, Alexandre Ribeiro Mineiro, informou ter destituído o cacique, Carlinhos Alfaiate, e o vice-cacique, Vanderlei Ribeiro, da Terra Indígena Guarita. Conforme medida assinada pelo presidente da comissão, o cacique teria cometido inúmeras infrações, irregularidades e crimes e o vice-cacique teria sido cúmplice e omisso diante dos fatos. As provas foram entregues ao Ministério Público Federal. A medida está baseada no Regimento Eleitoral e Carta Compromisso – item 10, assinada por todos os candidatos do último pleito eleitoral.

A comissão tem poderes para vetar e até cassar o cacique, quando este cometer alguma irregularidade ou crime. Conforme Alexandre Ribeiro Mineiro, as supostas irregularidades vão desde a extorsão de trabalhadores de saúde indígena, extorsão e ameaça aos agricultores parceiros que cultivam as terras junto com os indígenas, constrangimento moral de funcionários públicos, perseguição e ameaças aos adversários políticos e aos companheiros políticos que se opuseram ao seu comando a fazer coisas ilícitas, entre outras atitudes. Também teria sido constatada suposta fraude no processo eleitoral.

A Comissão Eleitoral Permanente empossou ontem Vilmar Sales e Natalino Mineiro como cacique e vice-cacique do Guarita, até o final do ano de 2022. Carlinhos Alfaiate disse não reconhecer a decisão do presidente da comissão e informou que vai permanecer no cargo. Alfaiate ainda declarou que é a favor de investigações por parte do Ministério Público Federal. Vilmar Sales, anunciado como novo cacique, juntamente com seu vice Natalino Mineiro, concorreram nas eleições realizadas no último dia 25 de fevereiro e foram derrotados por uma diferença de apenas 39 votos.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações da Rádio Planeta

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados