Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Com o aumento do uso do celular, golpes cibernéticos estão cada vez mais comuns

Veja como se proteger e evitar dores de cabeças

23 de dezembro de 2020
(Imagem: Divulgação/Pixabay)

O uso do celular é uma realidade de todos. Por meio dele realizamos o pagamento de contas, mandamos mensagens, realizamos transferências de dinheiro, acessos nossa conta bancária, recebemos e enviamos fotos, lemos notícias e muito mais. Infelizmente, golpistas se aproveitam que muitos usuários não sabem como se proteger e aproveitam para enganar as pessoas.

A cyber segurança são práticas que podemos implementar no nosso dia a dia pra evitar que os nossos dados sejam roubados para o uso indevido – podendo gerar até prejuízos financeiros. Com a pandemia esse tipo de golpe vem crescendo e está cada vez mais sofisticado, na hora de cometer delitos o que não falta é criatividade por parte dos golpistas.

Veja como se proteger e evitar dores de cabeças:

– Não troque mensagens com conteúdos sigilosos como como conta bancária, senha, data de aniversário, número de cartão de crédito, código de segurança do cartão etc. Prefira uma ligação.

– Se o seu banco permitir controlar o limite do cartão de crédito utilizando o aplicativo, deixe um limite baixo e aumente quando for utilizar. Dessa maneira, se os seus dados forem roubados, os golpistas não terão limite para gastar e o prejuízo será menor.

– Sempre quando utilizar o cartão de débito, confira se o valor cobrado está correto. A prática de conferir sempre que fizer uma compra ajuda a identificar possíveis golpes de maneira mais rápida.

– Antes de abrir o aplicativo do banco feche todos os outros aplicativos. Alguns vírus espiões podem estar ocultos em outros aplicativos e funcionam só quando o aplicativo estiver aberto.

– Se te ligarem solicitando informações pessoais não passe em hipótese nenhuma. Para confirmar se realmente necessitam dos seus dados, entre no aplicativo da loja ou do banco ou ligue para a central de atendimento utilizando outro número (diferente do seu). Se for golpe e você ligar do mesmo número em que recebeu a ligação poderá ter a ligação interceptada e os golpistas simularão um canal de atendimento.

– Instale um antivírus no celular, há opções gratuitas para iOS e Android que podem proporcionar uma proteção a mais. Ao escolher o antivírus verifique os comentários e a pontuação realizada pelos demais usuários.

– Considere contratar um seguro cibernético que poderá te ajudar caso você sofre um ataque ou tentativa de golpe. Hoje existem várias opções no mercado com preços acessíveis. Eles poderão te deixar mais tranquilo para realizar suas compras online.

Fonte: PodeComparar (podecomparar.com.br)

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados