Cine Globo esteve lotado na primeira noite do Festival de Cinema de Três Passos – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

MANCHETES

Cine Globo esteve lotado na primeira noite do Festival de Cinema de Três Passos

Homenagem a Carlos Gerbase, um dos maiores cineastas do Brasil, foi um dos destaques neste início de festival

7 de novembro de 2018
Público prestigiou a primeira noite do festival, acompanhando curtas produzidos em Três Passos (Fotos: Vinicius Araujo/Rádio Alto Uruguai e Festival de Cinema de Três Passos/Divulgação)

O Cine Teatro Globo esteve lotado na terça-feira (06) para a primeira noite do Festival de Cinema de Três Passos, que chega a sua quarta edição. Sete filmes da mostra não competitiva foram exibidos, todos produzidos por estudantes, educadores e moradores de Três Passos, através do trabalho desenvolvido pelo #Projeto Cidade Cinematográfica Ano 2, que desenvolveu oficinas de iniciação audiovisual, garantindo informações importantes para a realização dos curtas.

Entre as histórias contadas estiveram o Programa AABB Comunidade, angústias e inquietações de estudantes do Instituto Estadual de Educação Erico Verissimo, um pouco da história do salão de molas Lira, na localidade de Baixo Erval Novo, além de curta sobre ar, vida, cultura e arte e uma ficção, denominada “O Bosque”, produzida por estudantes da Escola Águia de Haia.

Os dois curtas produzidos no âmbito da oficina mãos à obra, do projeto Cidade Cinematográfica, também foram exibidos. Dona Bugra – Periferia Grita, foi um curta que expôs problemas e anseios da comunidade que reside no Loteamento Dona Vanda – PAC 2, a partir de um fio condutor que trouxe como protagonista uma das moradoras do local, conhecida como Dona Bugra. Falta de transporte público adequado, de áreas de lazer e de convivência e de infraestrutura de saúde e de educação infantil, entre outras necessidades, foram apontadas.

Já o curta Hotel Ideal: maior e melhor, contou a história de um dos mais importantes hotéis da região, desativado desde o início dos anos 2000. O prédio que abrigou o Hotel Ideal segue sendo utilizado parcialmente (algumas peças do térreo), em um dos espaços mais centrais e privilegiados de Três Passos. Uma das proprietárias do hotel e um ex-funcionário, contaram boas histórias sobre o empreendimento.

Destaque ainda para a homenagem ao cineasta, Carlos Gerbase, um dos maiores nomes do cinema nacional, que esteve em Três Passos conhecendo um pouco do projeto do festival de cinema e apresentando um painel que trouxe reflexões sobre a importância do audiovisual para o fortalecimento educacional e da cultura local.

Ao final da sessão, realizadores de curtas exibidos na noite realizaram um pequeno debate, contando a respeito do desafio de produzir os filmes e do trabalho em equipe. Também aproveitaram para receber novas observações e dicas de Carlos Gerbase, que apontou algumas perspectivas que lhe chamou a atenção nas obras reproduzidas na tela do Cine Globo.

O Coral Vozes Missioneiras, do CTG Missioneiro dos Pampas, apresentando canções que foram trilhas sonoras de filmes produzidos no Rio Grande do Sul, e o músico três-passense, Eduardo Ghelen, abrilhantaram a primeira noite do festival, durante o cerimonial de homenagem a Carlos Gerbase.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados