Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Caso autóctone de dengue é confirmado em Sede Nova

Pessoa infectada é uma criança que mora no centro da cidade e que já se recuperou dos sintomas.

19 de maio de 2020
Mosquito Aedes aegypti. (Foto: Arquivo/Palácio Piratini)

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso de dengue neste ano em Sede Nova. As informações constam no boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira (18). De acordo com o fiscal sanitário e ambiental, Juarez Zanella de Jesus, a pessoa infectada é uma criança que mora no centro da cidade e que já se recuperou dos sintomas. A confirmação se deu por meio de análise feita pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

O caso é considerado autóctone, ou seja, que foi contraído dentro do município. Juarez relatou que o fato causa preocupação porque é sinal de que o vírus da dengue – transmitido pelo mosquito Aedes aegypti – está em circulação no território. Conforme Juarez, porém, nos últimos dias não há registro de outras pessoas que tenham procurado o sistema de saúde relatando sintomas da doença.

O fiscal sanitário e ambiental explica que, após a notificação do caso positivo, a Secretaria de Saúde iniciou o procedimento de bloqueio mecânico e químico nos quarteirões próximos à residência da pessoa infectada. As ações consistem em eliminar todo e qualquer depósito de água parada, além da aplicação de inseticida. O objetivo é eliminar os criadouros do Aedes e reduzir a infestação de mosquitos adultos.

Uma campanha de conscientização também está sendo veiculada por meio de carro de som no município. A orientação principal é para que os moradores colaborem na vistoria de seus pátios, eliminando tudo o que possa acumular água. Além disso, pede-se que sejam lavados e escovados os bebedouros dos animais de estimação, sejam mantidas caixas de coleta de água da chuva ou outro tipo de reservatório vazios até ser possível reduzir a infestação.

No fim do último mês de janeiro, a Secretaria de Saúde de Sede Nova chegou a confirmar na época um caso de dengue e outros dois suspeitos. No entanto, análises feitas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) descartaram os três casos. Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue são: febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados