Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Campo Novo esclarece informações do boletim estadual e garante não ter casos de Covid-19 até o momento

17ª CRS reconhece apenas um caso positivo no município. O outro caso foi computado pelo Estado, por erro cadastral

8 de junho de 2020
Centro administrativo de Campo Novo (Foto: Arquivo)

A reportagem da Rádio Alto Uruguai entrou em contato com a prefeitura de Campo Novo e com a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, a qual o município é abrangido, buscando informações a respeito do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), nesta segunda-feira (08). De acordo com o boletim estadual, o município estaria com dois casos confirmados de Covid-19. Porém, no boletim divulgado pelo município, segue zerado o número de casos confirmados.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, este segundo caso que aparece na mais recente atualização do Estado, refere-se a um paciente que mora em Três Passos, foi testado positivo neste município, porém, ainda possui os dados cadastrais de seu cartão SUS, vinculados a Campo Novo, cidade em que residiu há alguns anos.

A 17ª CRS confirmou esta versão à nossa reportagem e referiu que já foi solicitada a correção para a SES. “Porém, devido à instabilidade do sistema, a alteração ainda não foi computada”.

Sobre o primeiro caso diagnosticado, 17ª CRS reconhece como positivo, mas o município diz que contraprova descartou o caso para Covid-19
Quanto ao primeiro caso que havia sido confirmado no município, a secretaria de Saúde alega que o paciente, morador de Campo Novo, havia realizado um teste particular, em laboratório da cidade de Três Passos, que deu resultado positivo para Covid-19. Porém, foi realizada uma contraprova, a partir do Laboratóro Álvaro, do Paraná, que está habilitado a realização avaliação de exames e que acabou atestando negativo para o novo coronavírus.

“Esta amostra que acabou sendo considerada, após muita discussão com 17ª CRS e com lideranças em Porto Alegre, sobre qual resultado considerar”, explicou uma enfermeira da Secretaria de Saúde de Campo Novo.

Porém, a 17ª CRS, em resposta à nossa reportagem, segue considerando este primeiro caso como confirmado. De acordo com a coordenadoria, “foi diagnosticado por um método laboratorial na rede privada. Apenas os testes solicitados via SUS, por meio de protocolos do Ministério da Saúde é que são encaminhados ao Lacen para diagnóstico por RT-PCR. Os testes rápidos, quimioluminescências e imunofluorescências, que são outros métodos diagnósticos, não necessitam de contraprova para serem validados”.

Esclarecimento da 17ª CRS, encaminhado à nossa reportagem:

O município de Campo Novo possui um caso confirmado pra COVID-19. No entanto, nos dados oficiais do Estado, constam 2 casos. Isso ocorreu devido à notificação feita pelo município de Três Passos, que inseriu os dados desatualizados do cartão SUS do paciente, que uma vez residiu em Campo Novo, mas que agora mora em Três Passos. Já foi solicitada a correção para a SES, porém devido à instabilidade do sistema, a alteração ainda não foi computada. Neste dia em que o município deixou de aparecer nos dados, provavelmente foi pelo mesmo motivo.

Quanto ao caso positivo, foi diagnosticado por um método laboratorial na rede privada. Apenas os testes solicitados via SUS, por meio de protocolos do Ministério da Saúde é que são encaminhados ao Lacen para diagnóstico por RT-PCR. Os testes rápidos, quimioluminescências e imunofluorescências, que são outros métodos diagnósticos, não necessitam de contraprova para serem validados.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados