Campo Novo comemora 59 anos de emancipação no próximo domingo – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Campo Novo comemora 59 anos de emancipação no próximo domingo

O município foi instalado solenemente em 3 de junho de 1959, com a posse dos primeiros administradores.

1 de junho de 2018
O município é conhecido como o coração da região Celeiro. (Foto: Arquivo/Divulgação)

O município de Campo Novo comemora no próximo domingo, dia 3, o aniversário de 59 anos de emancipação político-administrativa. No último censo realizado pelo IBGE, em 2010, Campo Novo possuía 5.459 habitantes. O IBGE estima que a população do município, no ano passado, era de 5.161 pessoas.

Conta a história que o primeiro a se estabelecer na região habitada por índios caingangues foi João Vicente de Souza, em 1834, acompanhado por um grupo de desbravadores. Eles se dedicavam à exploração de erva-mate. Inicialmente o território foi distrito de Cruz Alta, mais tarde de Palmeira das Missões e, finalmente, pertenceu à Três Passos.

Em 1945 houve a manifestação que sinalizava a busca de emancipação. Em 1953 há registros de novas tentativas. Finalmente, em 1957, o movimento tomou corpo e foi vitorioso. A comissão de emancipação desenvolveu intenso trabalho e, em 31 de janeiro de 1959, através da lei estadual nº 3706, Campo Novo tornou-se município, instalado solenemente em 3 de junho de 1959, com a posse dos primeiros administradores.

Em função da semana tumultuada pela greve dos caminhoneiros, a prefeitura cancelou a programação alusiva ao aniversário do município.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados