Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Campanha Plante em Casa estimula troca solidária de sementes e mudas em Humaitá

Interessados que tiverem mudas e sementes disponíveis podem fazer parte do projeto. Troca é liberada para toda a comunidade

23 de julho de 2020
Agricultores e comunidade em geral é convidada a participar do projeto. (Foto: Divulgação/Emater de Humaitá)

O escritório municipal da Emater-RS/Ascar de Humaitá está promovendo a Campanha Plante em Casa. A iniciativa busca realizar a troca solidária de sementes e mudas de alimentos, incluindo plantas medicinais, aromáticas e condimentares, bem como plantas alimentícias não–convencionais, com ênfase no resgate e valorização das plantas bioativas, saberes e práticas populares.

A Campanha #PlanteEmCasa também vem sendo desenvolvida em diversos municípios do Estado e busca estimular o espírito solidário e participativo, bem como a responsabilidade social com o ambiente e a sustentabilidade das famílias, além de oportunizar o acesso às informações técnicas de qualidade ofertadas pela Emater.

Em Humaitá, a equipe municipal contou com o apoio da Cresol para aquisição de mudas de qualidade que serviram de pontapé inicial à companha. Buscou-se alcançar principalmente os beneficiários do Programa Socioassistencial que abrange 50 famílias, além de outros agricultores interessados no cultivo e uso das plantas bioativas.

Conforme os extensionistas locais, Michele Canci Wagner e Ademir José Wagner, uma grande diversidade de espécies já foram trazidas até o escritório municipal da Emater para as trocas. Alguns exemplos são: manjericão, melissa, hortelã do talo roxo, pulmonária, cebola de família, tomilho, orégano, cavalinha, losna, cidreira, camomila, boldo, poejo, dentre outros.

Os interessados que tiverem mudas e sementes disponíveis podem fazer parte do projeto. A troca de mudas é liberada para toda a comunidade, basta procurar o escritório da Emater.

Pessoas que já colaboraram com o projeto. (Fotos: Divulgação/Emater de Humaitá)

Extensionistas da Emater se reinventam durante a pandemia

Considerando a pandemia de Covid-19 e os inúmeros efeitos ocasionados pelas mudanças de hábitos, modos de vida e de trabalho, a Emater/RS-Ascar tem buscado alternativas para realização das atividades que compõem o seu planejamento e as ações previstas no Plano de Ação do Programa Socioassistencial.

Com as orientações e determinações legais restringindo os contatos sociais no dia a dia das pessoas, os trabalhos de assistência técnica e extensão rural ficam restritos e, às vezes, impedidos de serem realizados de forma coletiva nos grupos formais e informais.

No entanto, como as atividades rurais não param, a extensão rural também segue na ativa. Apenas foi preciso reestruturar os métodos e ferramentas de trabalho para dar continuidade às ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social.

Projeto é aberto para toda a comunidade. (Foto: Divulgação/Emater de Humaitá)

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados