Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Caminhões-pipa abastecem moradores do interior de Frederico Westphalen

Baixas precipitações nos últimos meses provocam redução do nível de rios, fontes e poços artesianos

4 de novembro de 2020
Estiagem provocou uma redução drástica dos mananciais de água da zona rural (Foto: Divulgação/CP)

A falta de chuva está causando problemas de abastecimento de água para famílias e empreendimentos rurais de Frederico Westphalen. As baixas precipitações nos últimos dois meses provocaram uma redução drástica do nível de água de rios, fontes e até poços artesianos na maioria das localidades do interior do município. Segundo o Corpo de Bombeiros, em setembro foram 92 milímetros e no mês de outubro, apenas 41 milímetros, quando, nesses meses, a média histórica é de 160 milímetros.

Diariamente estão sendo transportadas sete cargas de água à zona rural. Cada caminhão-pipa leva 9 mil litros, de forma alternada, para as localidades. Com o passar dos dias sem a ocorrência de chuvas, mais moradores ficam sem água e solicitam auxílio para enfrentar os problemas causados pelo desabastecimento.

A estiagem também afeta as plantações de milho, a maioria em fase de pendoamento, além das pastagens utilizadas para alimentar os rebanhos bovinos. Tanto em Frederico Westphalen, como na microrregião do Médio Uruguai, no Norte do Estado, poucas propriedades rurais possuem sistemas de irrigação. Com isso, para manter a umidade da terra e garantir a produção normal de grãos, é necessário que ocorram chuvas periódicas, o que não ocorre nesta época do ano.

 

Fonte: Correio do Povo

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados