Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Brigada Militar mobiliza comunidade na construção de casa nova para idosa em Palmeira das Missões

Dona Joana morava em uma casa com péssimas condições. Mobilização dos policiais garantiu um novo lar para a idosa de 82 anos

26 de junho de 2020
Rede do Bem da Brigada Militar ajuda idosa no interior de Palmeira das Missões. (Foto: Divulgação/39º BPM)

“Pensem numa pessoa faceira e otimista, essa é a dona Joana”. A frase foi dita por um dos policiais militares do 39° Batalhão de Polícia Militar (39° BPM) que atendia uma ocorrência de roubo e sequestro quando se deparou com a idosa de 82 anos, apoiada em um pedaço de madeira que usava como bengala, caminhando numa lavoura. Foi assim que no dia 15 de junho a ocorrência do bem começou.

Dona Joana mora sozinha há mais de 16 anos em uma residência que fica a sete quilômetros da cidade de Palmeira das Missões. Ela subia a pé o trecho da lavoura pois estava há dias sem comer e, devido às chuvas, não conseguia subir até a rodovia onde normalmente pedia carona para ir à cidade fazer suas compras.

A idosa relatou sua história e os policiais se comoveram com o fato de, mesmo com tantas dificuldades, dona Joana estampar um sorriso no rosto e se dizer uma pessoa feliz. Os tenentes Luciani e Agnaldo e os soldados Nedel, Ribeiro e Simsen deram uma carona para ela ir buscar suas compras e a levaram de volta até sua residência. Foi aí, segundo eles, que veio “o choque de realidade”.

Dona Joana morava num casebre de madeira, cheio de furos no teto, não possuía água encanada tampouco energia elétrica. Os policiais, então, iniciaram uma rede do bem para arrecadar materiais para construir uma casa nova e mantimentos.

Antiga casa da dona Joana. (Foto: Divulgação/39º BPM)

Comovidos com as condições da idosa, os policiais mobilizaram colegadas do batalhão e familiares na arrecadação de doações. Fotos e vídeos acabaram sendo propagados pelas redes sociais, o que motivou uma enorme procura de pessoas querendo colaborar através do 190 e respectivos telefones particulares.

Dona Joana, que vivia apenas com a companhia de seus cachorros num casebre humilde, agora assistiu a comunidade de Palmeira das Missões e a Brigada Militar construir sua casa nova. Desta forma, formou-se uma rede de apoiadores a essa boa ação envolvendo os policiais e a comunidade de Palmeira das Missões e região.

Foi necessário organizar e direcionar as doações diretamente em forma de pagamento nos estabelecimentos comerciais onde foram adquiridos os materiais necessários à obra. Até o momento foi arrecadada quase a totalidade dos recursos necessários à construção da casa que está sendo feita de acordo com as vontades da dona Joana. Grande parte dos 50 colaboradores não quer seu nome divulgado.

Dona Joana, que dormia muitas vezes molhada e com as cobertas úmidas por conta das goteiras da chuva, agora está morando num local seguro e estruturado. A sua alimentação, que era basicamente batata doce e mandioca, agora será repleta dos mais diversos alimentos que tem recebido. Energia elétrica e água encanada também não são mais problema.

(Foto: Divulgação/39º BPM)

(Foto: Divulgação/39º BPM)

Dona Joana. (Foto: Divulgação/39º BPM)

Fonte: Rádio Alto Uruguai - Com informações da Brigada Militar

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados