Brasileiros escolhem hoje representantes de conselhos tutelares – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Brasileiros escolhem hoje representantes de conselhos tutelares

Em Três Passos, dez candidaturas estão participando. Eleição transcorre normalmente

6 de outubro de 2019
Votação em uma das urnas colocadas a disposição dos eleitores, na Escola Erico Verissimo, em Três Passos (Fotos: Vinicius Araujo/Rádio Alto Uruguai)

Desde às 8h deste domingo os brasileiros estão votando para escolher os representantes dos conselhos tutelares em todo o país. Trinta mil conselheiros deverão ser eleitos para atuar em 5.956 conselhos em funcionamento em todo o território nacional.

A participação na escolha dos novos conselheiros não é obrigatória e a votação vai até as 17h. No momento da votação, o cidadão deverá apresentar título de eleitor e documento de identidade original com foto, ou o aplicativo e-título, da Justiça Eleitoral. Podem votar eleitores cadastrados nos tribunais regionais eleitorais até 14 de junho deste ano.

Votação em Três Passos

A reportagem da Rádio Alto Uruguai 92,5 FM esteve acompanhando a votação na manhã deste domingo, em Três Passos, maior colégio eleitoral da região. Dez candidaturas estão concorrendo, sendo seis mulheres e quatro homens. As quatro urnas colocadas a disposição da comunidade estão em um único local: no Instituto Estadual de Educação Erico Verissimo.

Antes mesmo do horário de início da votação, às 8 horas, eleitores já se aglomeravam na escola para poderem exercer seu direito de escolha. Houve uma boa movimentação de eleitores durante toda a manhã.

De acordo com informações da comissão eleitoral, um dos poucos incidentes que aconteceu foi a troca da urna de número 4, que acabou apresentando problemas técnicos, mas que não afetaram o sistema. Uma urna reserva foi instalada pela Justiça Eleitoral, não havendo qualquer prejuízo quanto aos votos que já haviam sido computados. Em razão desse imprevisto, a votação na urna 4 era a que apresentava uma maior fila de eleitores, por volta de 11 horas da manhã.

A apuração dos votos acontecerá após as 17 horas, na própria Escola Erico Verissimo. Os mesários entregarão os dados das urnas para a comissão eleitoral, que estará acompanhada do Ministério Público. Candidatos e fiscais de candidatos poderão acompanhar todo o processo.

Pequenas filas se formaram em duas urnas na eleição em Três Passos nesta manhã

Crissiumal

Em Crissiumal neste ano, serão apenas cinco locais de votação e cada eleitor terá que escolher apenas um candidato. 22 candidatos estão aptos para o pleito de domingo.

Os locais de votação em Crissiumal são:

Escola Municipal Rotermund poderão votar os eleitores das Seções Eleitorais 06, 61, 17, 66, 69, 70, 22, 68, 54, 57, 08, 14 e 51, que votam habitualmente na Escola Rotermund, Escola Ponche Verde, Escola Alcido Brust, Clube Crissiumal, Escola Érico Veríssimo de Linha Brasil e Escola da Cabeceira do São Vicente.

Escola Municipal Benno Bender irão votar os votantes das Seções Eleitorais 01, 55, 58, 72, 02, 56, 56, 59, 10, 16, 46, 11, 15, 04 e 47. Que votam habitualmente na Escola Benno Bender, na Escola Rocha Pombo, na Linha Concórdia, na Vista Alegre, no Lajeado Turmeiro, em Linha Principal, em Esquina Vidal de Negreiros, no Lajeado Crissiumal e em São Vicente.

Escola Riachuelo de Vila Planalto irão votar os votantes das Seções Eleitorais 12, 25, 18, 28, 48, 03, 67, 26, 64, 44, 34 e 37. Que votam habitualmente na Vila Planalto, Barra do Buricá, Bela Vista, Lajeado Teimoso, Bela Vista Schmidt, Esquina Uruguai, Lajeado Joaquina, Lajeado Hervas, Vila Bender, Canhada Funda, Lajeado Nass e Esquina Gaúcha.

Escola São Sebastião irão votar os votantes das Seções Eleitorais 23, 42, 41, 13, 35, 07 e 40. Que votam habitualmente em São Sebastião, Boa Esperança, Lajeado Guabirova, Barra do Mirim, Lajeado Caçador, Zona Quanz e Barra do Sussuaiá.

Escola Tuiuti de Vista Nova irão votar os votantes das Seções Eleitorais 62, 36, 19, 39 e 38. Que votam habitualmente em Vista Nova, Lajeado Tigre, Alto Crissiumal, Lajeado Boi e Lajeado Grande.

Humaitá

No município de Humaitá são 17 candidatos concorrendo a cinco vagas como titulares e outras cinco como suplentes. Foram definidos cinco locais para votação: Clube Humaitá, Escola Fernando Ferrari, Escola Mário Cândido Lena, Escola Santos Dumont e Salão Comunitário de Herval Grande.

São Martinho

A eleição para o Conselho Tutelar em São Martinho, reúne 11 candidatos. Cada eleitor pode votar em até cinco candidatos. Locais de votação: Câmara Municipal de Vereadores: Incluindo as Seções 18, 27 e 72. Clube Recreativo e Esportivo de São Martinho: Incluindo as Seções 19, 22,26,29 e Seção 06 da Comunidade São Luiz. Escola Municipal Padre Antônio Michels: Incluindo as Seções 01, 23 e 25. Escola Estadual de Educação Básica São Martinho: Incluindo as Seções 08, 20, 21, Seção 05 da Comunidade de Bom Sossego e Seção 09 da Comunidade de São Francisco. Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pedro Schimith, na Localidade de Esquina Schimith: Incluindo as Seções 28 e Seção 04 da Comunidade de Santa Lucia. Junto ao Salão da Comunidade de Linha Mineiro: Seção 24. Junto ao Salão da Comunidade de São Sebastião: Seção 13. Junto ao Salão da Comunidade de Flor da Serra: Incluindo as Seções 16 e Seção 10 de Linha Glória.

Sede Nova

No município de Sede Nova também concorrem 11 candidaturas. Os eleitores podem escolher até cinco nomes na hora da votação. Foram estipulados para o município dois locais de votação: junto à Escola Estadual de Ensino Médio Professor Raimundo Almeida, reunindo todas as seções da cidade (36, 37, 38, 39, 44 e 75), e na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Didoné, onde votam todos os eleitores de seções do interior (31, 32, 34, 35, 40 e 41).

Números pelo Brasil

De acordo com nota do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, mais da metade dos conselhos estão em atividade nas regiões Nordeste (1.885 conselhos em 1.811 cidades) e Sudeste (1.830 conselhos em 1.668 municípios).

Na Região Sul funcionam 1.234 em 1.191 cidades. No Centro-Oeste, são 527 conselhos entre 466 municípios e 31 regiões administrativas do Distrito Federal. Na região Norte há 480 conselhos divididos em 420 municípios.

Conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), podem se candidatar aos conselhos tutelares pessoas residentes no município, que tenham 21 anos ou mais e que sejam de “reconhecida idoneidade moral”.

O ECA estabelece mais de uma dezena de atribuições aos conselhos tutelares, entre elas “representar contra a violação de direitos” de crianças e adolescentes.

A lei também diz que o processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar é “estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a fiscalização do Ministério Público”.

Quem for eleito neste domingo, tomará posse em janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos. Pela primeira vez, serão permitidas a reeleição e a recondução de conselheiros.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados