Bombeiro de Passo Fundo orienta mãe por telefone e salva recém nascida que estava engasgada – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Bombeiro de Passo Fundo orienta mãe por telefone e salva recém nascida que estava engasgada

O pai da criança passou a aplicar a manobra de Heimlich que era orientada diretamente do quartel dos bombeiros de Passo Fundo

15 de novembro de 2019
Criança de apenas 12 dias se engasgou com leite materno - Foto: Divulgação/CRBM

Uma criança de apenas 12 dias foi salva após ter se engasgado com leite materno na tarde desta quinta-feira, 14, no Bairro Petrópolis.

Era por volta de 18h20min quando o telefone da Sala de Operações do Corpo de Bombeiros Militar de Passo Fundo tocou. No outro lado da linha havia uma mãe desesperada que pedia socorro. Sua filha recém nascida havia se engasgado enquanto se alimentava com leite materno.

Diante da situação gravíssima, uma ambulância foi imediatamente despachada até a Rua Dom Pedro II. Enquanto o carro de socorro do Corpo de Bombeiros se deslocava até o endereço, o Soldado Godóis permaneceu ao telefone e passou a orientar a mãe da pequena criança sobre procedimentos para desobstruir as vias aéreas e desengasgar a menina.

Na casa onde a vítima estava, o pai da criança passou a aplicar a manobra de Heimlich que era orientada diretamente do quartel dos bombeiros de Passo Fundo via telefone.

Quando a ambulância chegou no local, a recém nascida já havia sido desengasgada pelo pai com a orientação do bombeiro  e encontrava-se consciente. Devido ao sucesso na orientação e aplicação da manobra de Heimlich a menina não precisou nem mesmo ser conduzida para o hospital.

A manobra de Heimlich

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul recomenda: Em caso de engasgo, coloque o bebê com a barriga para baixo, apoiada em cima do seu braço. Faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes!

Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente! Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado. Em adultos ou crianças conscientes, posicione-se por trás e abrace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago”. A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima até que a vítima elimine o corpo estranho.

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai com informações da Rádio Uirapuru

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados