Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Bom Progresso e Três Passos são destaque no RS em nível de vacinação contra pólio e sarampo

Mais de 50 cidades do RS já passaram da meta de vacinação

27 de agosto de 2018
Entre as cidades com melhores números na campanha, há 33 que inclusive estão com coberturas acima dos 100% (Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini)

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo já teve mais de 660 mil doses aplicadas no estado. Iniciada no último dia 6, a estratégia será realizada até a próxima sexta-feira (31). No momento, 53 cidades gaúchas já ultrapassaram a meta da campanha, que é alcançar ao menos 95% das crianças de 1 ano a menores de 5. Na média, a cobertura no RS está em 62,7%.

Entre as cidades com melhores números na campanha, há 33 que inclusive estão com coberturas acima dos 100%, o que acontece quando o número de crianças vacinadas é acima da estimativa populacional. Esse é o caso de Bom Progresso, com média de 132,5% do público atingido, sendo o município com cobertura maior no RS, tendo aplicado 220 doses das duas vacinas até o momento. Já Três Passos, é o único entre as cidades com mais de mil crianças na faixa etária a já passar da meta, tendo hoje cobertura de 101,4%.

Entre os que ainda não chegaram na meta, 128 cidades estão com alcance de entre 80% e 95%. Por outro lado, há 22 cidades do estado com dados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações abaixo dos 50% de cobertura.

As 10 cidades do RS com melhores médias de cobertura:

1ª – Bom Progresso
2ª – São João do Polêsine
3ª – Novo Xingu
4ª – Vila Flores
5ª – São José do Inhacorá
6ª – Salvador das Missões
7ª – Guabiju
8ª – São Vendelino
9ª – Nova Araçá
10ª – Vista Alegre do Prata.

Vacinas

As vacinas utilizadas para esta estratégia são a vacina oral da poliomielite (VOP) e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. Esta também é uma oportunidade para que as crianças atualizem a vacinação de rotina.

A da pólio está disponível durante o ano todo nos postos e é indicada para crianças menores de 1 ano de idade em 3 doses: a primeira aos 2 meses, seguidas de outras duas, aos 4 e 6 meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos 4 anos.

Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral, indicada no calendário básico quando a criança completa 1 ano. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral acrescida da varicela (ou catapora).

Sarampo

O sarampo não era registrado no país desde 2015. Contudo, neste ano, voltaram a ser registrados diversos casos, inclusive, tendo causado cinco mortes no Norte do país. No RS, até o momento, são 16 casos confirmados.

Pólio

Também chamada de poliomielite ou paralisia infantil, está erradicada do Brasil desde 1994, com o último caso registrado no estado em 1983. Neste modelo da campanha, a vacinação é indiscriminada, ou seja, indicada para todas as crianças dessa faixa etária, independente se estão com as doses de rotina em dia ou não e desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Fonte: Rádio Alto Uruguai (com informações do Governo do Estado do RS)

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados