Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Biorrefinaria de Campo Novo deve começar a ser construída em 2022

Investimento está inserido no Pró-Etanol RS e deverá reforçar o desenvolvimento econômico e social da região

24 de dezembro de 2021
Prefeito de Campo Novo, Pedro dos Santos (Foto: Reprodução)

O projeto de construção de uma biorrefinaria de etanol no município de Campo Novo está avançando. De acordo com o prefeito Pedro dos Santos, a conclusão da obra, orçada em R$ 500 milhões, deve impactar vários municípios inseridos em um perímetro de 150 quilômetros de Campo Novo, incluindo todos os municípios da região Celeiro.

As obras, que devem iniciar em novembro de 2022, irão gerar 1.500 empregos, diretos e indiretos na comunidade regional, contribuindo com o desenvolvimento e o aquecimento econômico e de renda na região.

O projeto da usina conta com o apoio fundamental da Emater, Cotricampo, Corede Celeiro e Amuceleiro. A iniciativa faz parte da política estadual de desenvolvimento da cadeia produtiva do etanol, que idealiza a construção de biorrefinarias em 12 regiões do Estado. O financiamento das obras em todo o estado será realizado pelo Badesul, pelo BRDE e pelo Banrisul, além do investimento de pessoas físicas ou jurídicas, de forma privada.

As matérias-primas necessárias para que o projeto saia do papel, como o trigo e triticale, devem ser asseguradas pela Cotricampo, para que a viabilidade do projeto seja confirmada.

O engenheiro agrônomo, Valdir Zonin, coordenador do Pró-Etanol RS, enfatiza a necessidade de dimensionar corretamente o tamanho das usinas, para que possam operar 350 dias por ano, com boa rentabilidade industrial.

O projeto da biorrefinaria em Campo Novo está sendo desenvolvido desde 2013, durante a gestão do ex-prefeito Antônio Sartori, liderança política que acabou falecendo ano passado.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - com informações do Jornal Celeiro

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2022 ® - Todos os direitos reservados