Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Bandeira vermelha deve ser seguida em Sede Nova, São Martinho, Inhacorá e São Valério do Sul

Os quatro municípios pertencem à regional de Ijuí no Distanciamento Controlado. Devido a óbitos ou hospitalizações e também ao fato de que o recurso da regional não foi acatado, bandeira vermelha irá vigorar nestas cidades até segunda-feira (24)

18 de agosto de 2020
Mapa definitivo da 15ª rodada do Distanciamento Controlado traz 14 regiões em vermelho (Foto: Reprodução)

Quatro municípios da região Celeiro, pertencentes à regional de Ijuí (R13) no Mapa do Distanciamento Controlado, terão que cumprir os protocolos da bandeira vermelha nesta semana. São os casos de Sede Nova, São Martinho, Inhacorá e São Valério do Sul. A região de Ijuí foi mantida na bandeira vermelha – alto risco epidemiológico – no mapa definitivo da 15ª rodada do Distanciamento Controlado. As regras desta semana entraram em vigor à 0h desta terça (18) e segue até às 23h59 da próxima segunda-feira (24).

Já os municípios de Campo Novo, Crissiumal, Humaitá, Santo Augusto e Chiapetta – que também pertencem à regional de Ijuí – poderão seguir com os protocolos previstos na bandeira laranja. Isso porque se encaixam na chamada Regra 0-0, aplicada às cidades que não registraram hospitalização e nem de óbito por Covid-19 nos 14 dias que antecederam o levantamento.

As informações divulgadas nesta segunda-feira (17) não incluíram Chiapetta na Regra 0-0, porém, a prefeitura garante que houve um erro no sistema e que será corrigido pelo governo, uma vez que o município não registrou internação e nem óbito nas últimas duas semanas.

Sede Nova e Inhacorá registraram óbitos; São Martinho e São Valério, hospitalizações

Pelo fato de terem registrados óbitos recentemente, Sede Nova e Inhacorá terão que permanecer em bandeira vermelha. Em Sede Nova, uma mulher faleceu por Covid-19 no dia 1º de agosto e a confirmação por teste foi divulgada no dia 4. Em Inhacorá, uma mulher faleceu também pelo coronavírus no dia 9 de agosto.

São Martinho possui um paciente que testou positivo para Covid-19 internado na UTI da Unidade Abosco, em Santa Rosa. Já o município de São Valério do Sul, embora não possua nenhum caso ativo de coronavírus, tem um caso suspeito hospitalizado, o que bastou para não enquadrar o município na Regra 0-0.

Amuplam deve discutir criação de comitê para participar da cogestão das bandeiras

A maior parte dos municípios que compõem a região de Ijuí no Distanciamento Controlado pertence à Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam). Na semana passada, a maioria dos associados optou por não participar da cogestão das bandeiras. O entendimento era de que os municípios não detinham condições técnicas para analisar o volume de dados exigidos pelo governo.

Após o recurso para tentar reverter a cor da bandeira não ter sido acolhido nesta semana, os prefeitos da Amuplam decidiram rediscutir a questão nesta semana. Para participar da cogestão, é preciso criar um comitê científico e elaborar um plano estruturado próprio, respaldado por uma equipe técnica e aprovado por no mínimo dois terços dos prefeitos, a exemplo do que fizeram os municípios da região de Palmeira das Missões (R15 e R20).

A formalização do comitê e elaboração do plano pode permitir aos municípios a adoção de protocolos sanitários menos restritivos à bandeira que estão classificados, mas no mínimo iguais à anterior. Caso o Governo do Estado aprove o plano, os municípios têm autonomia para editar decretos ajustados a um protocolo intermediário.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados