Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Avança projeto para tornar Biodigestores acessíveis no RS

3 de abril de 2018

O incentivo ao uso de biodigestores com tecnologias apropriadas a geração de biomassa no Rio Grande do Sul, está sendo disseminado por meio da união de entidades de diferentes pontos do Estado, em uma proposta conduzida pela deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), coordenadora do Grupo de Trabalho da Matriz Produtiva dos Biodigestores.

 

Na segunda-feira (26), Zilá presidiu a audiência pública sobre o tema, realizada através da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, na Univates, em Lajeado. Reunindo diversas lideranças do setor e da região do Vale do Taquari, o grupo apresentou o resultado das reuniões já realizadas, que estão culminando em um projeto que contribuirá para o avanço da tecnologia dos biodigestores.

 

Durante a tarde de debates ficaram claros os avanços na construção de uma política pública que possa vir ao encontro dos anseios dos produtores, agregando a produção local de equipamentos, conhecimento e suporte para o manuseio da tecnologia, além é claro do suporte financeiro para que os produtores rurais tenham fácil acesso à tecnologia.

 

“Estamos nos encaminhando para o desfecho deste nosso trabalho inicial que envolveu: entidades públicas e privadas, instituições de ensino e pesquisa, cooperativas e indústrias ligadas ao setor, além de entidades representativas dos produtores rurais; e que devemos encaminhar para ser continuado pelo Governo do Estado”, explica Zilá, que na oportunidade propôs logo a seguir um novo desafio aos presentes, “ao entregarmos o projeto ao governo devemos seguir com esta rede que formamos, acompanhar os desdobramentos do que estamos propondo, até que os biodigestores tornem-se realidade no meio rural, para ampliarmos a proposta e fazermos os mesmos chegarem à cidade, dando também destino correto e aproveitável aos resíduos urbanos”.

 

ENCAMINHAMENTOS
O reitor da Univates, Ney José Lazzari, falou sobre o trabalho da Universidade na área de energias renováveis e do Laboratório de Biorreatores da Tecnovates, enfatizando a importância da pesquisa para que a tecnologia chegue até as propriedades rurais.

 

Para a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, debater biodigestores não é apenas debater a produção primária, mas também debater a saúde pública. "Parabéns a este grupo que está debatendo, não pensando no problema, mas sim vendo este como uma solução. Nós do Corede, em nosso plano estratégico, também temos o tema como um debate fundamental à região", explica.

 

Em nome da AMVAT, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, que é produtor rural, demonstrou preocupação quanto ao destino dos dejetos, uma vez que muitas propriedades não podem ampliar a criação de suínos enquanto não forem encontradas soluções viáveis.

 

O diretor de Planejamento do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, que coordenou a construção do projeto conceitual, avalia que já é momento de entregar a proposta elaborada pelo GT ao Governo do RS, selar um compromisso e monitorar o andamento de modo que os gestores tornem a tecnologia dos biodigestores acessível aos produtores rurais.

 

REPRESENTATIVIDADE
Secretaria de Minas e Energia, Carlos Almeida; Presidente da Certel Energia: Erineo José Hennemann; presidente do Codevat – Corede do Vale do Taquari, Cíntia Agostini; Presidente da Certaja Energia, Renato Martins;  Coordenadora da FEPAM de Santa Rosa, Elenir Dahmer Linauer; Embrapa Suínos e Aves, Ricardo Steinmetz; presidente da ABBM- Associação Brasileira de Biogás e Biometano, Mário Coelho; Ricardo Martins da Emater RS; Major Maurício Ricardo Flores comandante do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar; Jorge Salecker presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari; presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e diretor executivo do SIPS, Rogério Kerber;  Cooperativa Languiru; Prefeituras de: Lajeado, Harmonia, Arroio do Meio, São José do Sul, Capitão e Westfália; Câmara de Vereadores de Lajeado e São José do Sul; SETREM – Sociedade Educativa Três de Maio; FAHOR – Faculdade Horizontina; UCS – Universidade de Caxias do Sul; Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul;  PUC RS; Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo Gás e Energia; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio; produtores rurais de Estrela, Capitão, Arroio do Meio, Serafina Correa, Taquari, Lajeado.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Gabinete Deputada Zilá Breitenbach

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados