Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Associação que presta apoio a pessoas com câncer divulga ações na Rádio 92 FM

3 de abril de 2018

Integrantes da entidade Aapecan – Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Ijuí, participaram do programa Atividade da Rádio 92 FM, na manhã desta quinta-feira (30). A psicóloga, Márcia Carvalho, falou sobre as atividades que são desenvolvidas com as pessoas que sofrem com a doença, dando um suporte desde a alimentação, incluindo orientação e a parte psicológica. Também estiveram no estúdio a operadora de marketing, Valéria Almeida, e a assessora de comunicação, Taciana Ribas.

 

Para contato com a casa de apoio, os interessados em colaborar e obter maiores informações devem contatar a entidade através do telefone (55) 3333-0289 e no site www.aapecan.org.br.

 

A Aapecan – Associação de Apoio a Pessoas com Câncer é uma entidade sem fins lucrativos, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atende e apoia gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer e em situação de vulnerabilidade. Atualmente, conta com 14 unidades de atendimento e nove Casas de Apoio no Rio Grande do Sul.

 

Foi fundada em 05 de março de 2005, em Caxias do Sul. A ideia de abrir uma entidade que apoiasse portadores de câncer surgiu a partir de um grupo de voluntários que realizava atividades para a comunidade, como visitas em hospitais, bairros, e associações beneficentes. Durante estas visitas, perceberam a dificuldade que as pessoas com câncer enfrentavam para terem todas as suas necessidades básicas atendidas, principalmente pós-internação, já que a continuidade do tratamento e dos suplementos necessários é de custo elevado.

 

Frente à fragilidade socioeconômica e emocional que a doença provoca no paciente e em toda a família, oferece acompanhamento com assistentes sociais e psicólogos, os quais acolhem, orientam e identificam as necessidades dos que buscam ajuda em nas unidades. Realiza atendimentos individuais, grupos de apoio, encontros, visitas domiciliares, oficinas, confraternizações e passeios.

 

Em 21 de janeiro de 2011, foi inaugurada a primeira Casa de Apoio. Atualmente, distribuídas em nove cidades do RS, hospeda e oferece quatro refeições diárias a pacientes vindos de outros municípios para tratamento oncológico como quimioterapia e radioterapia nos hospitais de referência. O serviço está disponível em Porto Alegre, Caxias do Sul, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Lajeado e Pelotas.

 

A Casa de Apoio de Ijuí foi instalada em 2011 e tem mais de 1400 usuários cadastrados. A instituição disponibiliza 22 leitos para o paciente e um acompanhante, com hospedagem e alimentação gratuitas. Oferece também atendimento psicossocial e suplementos alimentares, dentre outras necessidades. A unidade de Ijuí atende mais de 70 cidades da região.

 

Com o objetivo de elevar a qualidade de vida dessas pessoas, buscamos amenizar o sofrimento biopsicossocial e espiritual, assim como, trabalhamos a fim de fortalecer os laços familiares para melhor enfrentamento da doença. Todos os dias novas pessoas procuram nossa associação, confiando na seriedade do trabalho que desenvolvemos.

 

A  Aapecan se mantém com a ajuda de todos. Recursos são arrecadados junto à comunidade, com campanhas via telemarketing, ações de divulgação, parcerias e promoções. Através dessas doações fornecemos aos nossos pacientes após avaliação junto a assistente social das prioridades, cestas básicas, suplementos alimentares, fraldas descartáveis, medicamentos, leites, vales transporte, entre outros.

 

Para retribuir a ajuda da comunidade a Aapecan através de seu Programa de Promoção a Saúde realiza palestras e ações educativas e preventivas em empresas, escolas, Instituições com o intuito de reeducar a população para a promoção de saúde e a prevenção dos adoecimentos, e em especial a prevenção dos mais variados tipos de câncer.

 

Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados