ESPECIAL: Artista três-passense apresentará a arte de suas obras na Expointer – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

ESPECIAL: Artista três-passense apresentará a arte de suas obras na Expointer

Enckel Doepper, de 22 anos, possui deficiência física e é portadora de epilepsia, mas encontrou na arte a maneira de superar qualquer obstáculo

14 de agosto de 2019
Enckel em registro na Exposição Arte e Vida, promovida em 2015 (Fotos; Arquivo pessoal/Divulgação)

O município de Três Passos estará representado na Expointer 2019 de uma maneira muito especial: com a presença da jovem artista, Enckel Doepper, de 22 anos. Este é mais um sonho conquistado pela pintora e sua família, acostumados a desafios diários.

Enckel enfrenta uma deficiência motora desde o início da vida, decorrente de paralisia cerebral no nascimento. A doença resulta em hiperlordose na coluna, problemas motores e epilepsia.

Porém, demonstrando muita força de vontade, foi na arte que Enckel encontrou a força necessária para desafiar seus próprios limites e encarar a vida de uma maneira feliz.

Com muitos quadros já pintados, explorando variadas formas artísticas nas telas, Enckel poderá expor suas obras em uma das maiores feiras da América Latina, a Expointer, promovida no Parque Assis Brasil, em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre.

A oportunidade surgiu após um contato feito com a deputada estadual Silvana Covatti, que acionou o coordenador regional de Agricultura, Cloves Oliveira. A demanda então foi parar na Secretaria de Estado da Agricultura, que encarou com muita sensibilidade o pedido, através da avaliação do secretário Covatti Filho. “Quando conheci o Covattinho e contei a minha história, ele disse que me ajudaria a expor em algum lugar”, conta a pintora. Para além das tradicionais mostras de animais, a Expointer possui uma ampla estrutura reservada para a cultura, através do artesanato e de outras realizações artísticas, como é o caso das obras de arte pintadas por Enckel.

A artista três-passense terá uma grande oportunidade de divulgar seu trabalho para um público grandioso que participa da Expointer. A feira acontecerá de 24 de agosto a 1º de setembro. “Estarei lá realizando meu sonho de expor em uma feira fora da minha cidade. Será uma honra e um prazer enorme estar na Expointer”, ressalta Enckel.

Um pouco mais da história desta artista muito especial
Desde os 8 anos seus trabalhos artísticos são constantes. Mas a partir de 2013, quando teve oportunidade de realizar aulas particulares com a três-passense Maristela Witt, esse dom para a pintura ficou ainda mais consolidado.

“Comecei a pintar flores, paisagens, desenhos, de tudo um pouco. Eu me permito desafios. Isso é o que torna essa profissão ainda mais importante para mim”, destaca Enckel. Recentemente, a arte moderna, o cubismo e releituras famosas também fazem parte do seu trabalho, como as pinturas da obra “O grito”, de Edward Munch, além de obras consagradas por Pablo Picasso, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.

A jovem artista estudou durante o ensino fundamental na Escola Municipal João Padilha do Nascimento, localizada no bairro Operário, onde reside com sua família. O ensino médio politécnico cursou no Instituto Estadual de Educação Erico Verissimo. Um período de muita superação. “Após um mês de aulas, chamaram minha mãe e falaram que eu não conseguia em nenhuma área, exceto artes”, relata. Após uma consulta com o médico pediatra, a mãe de Enckel pediu um encaminhamento para a realização de aulas com uma educadora especial, como era seu direito. Foi durante esse trabalho específico que o dom para a arte ficou ainda mais latente. “Comunicaram minha família de que eu teria um talento especial, a pintura em tela”, relembra.

No ano de 2013, Enckel começou a realizar aulas particulares com Maristela Witt. Após três anos, não tinha mais condições financeiras para pagar as aulas, mas o aprendizado foi valioso. “Foi aí que comecei a me descobrir ainda mais, pintando livremente minhas obras”.

Exposição de quadros em 2015 foi um sonho realizado

Uma das noites inesquecíveis para Enckel, aconteceu em 10 de julho de 2015, quando a artista teve realizada a exposição “Vida e Arte”, na sede do Lions Clube, no parque da FEICAP, em Três Passos. Através do apoio concedido pela prefeitura municipal, Enckel teve a oportunidade de expor para um bom público as suas obras de arte, ampliando o valor de seu trabalho. “Foi sem dúvida uma noite inesquecível para mim”, destaca.

Sonho de participar do Caldeirão do Huck

Outro desejo muito especial que Enckel possui, é participar do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, no quadro “Mandando Bem”. A pintora acredita que essa participação pode ser decisiva para que o sonho de ter um atelier de pintura em tela seja concretizado, já que nos últimos anos as dificuldades financeiras da família muitas vezes impossibilitam que a pintora possa ter os materiais necessários para continuar seu trabalho diário.

Enckel não cansa de destacar: “Só quero que minha arte seja reconhecida e divulgada”.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados