Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Arlei Tomazoni e Pastor Ipê tomam posse como prefeito e vice de Três Passos

Além da chapa executiva, a sessão solene também teve a eleição para mesa diretora da Câmara. Paulinho Sattler (PDT) foi eleito presidente para o ano de 2021.

2 de janeiro de 2021
Arlei Tomazoni (PSDB) e Pastor Ipê (MDB) (Fotos: Maiara Räder / Rádio Alto Uruguai)

Aconteceu no início da noite desta sexta-feira, 1º de janeiro, a posse do prefeito Arlei Tomazoni (PSDB), vice-prefeito, Pastor Ipê (MDB) e dos onze vereadores que irão compor a legislatura 2021-2024 no município de Três Passos. O ato foi promovido no auditório da Unijuí, com restrição de convidados, em função dos protocolos de distanciamento referentes à pandemia de Covid-19.

Arlei Tomazoni venceu a eleição de novembro, no maior colégio eleitoral da região Celeiro, recebendo 6.679 votos, o que representou 46,96% dos votos válidos. Quatro candidaturas disputaram a eleição majoritária, algo que não acontecia no município desde 1992. O PSDB retoma o comando do executivo três-passense após 16 anos.

Diálogo e retomada de Três Passos como referência da região

Em seu discurso de posse, Arlei ressaltou que pretende fazer um trabalho de muito diálogo com o poder legislativo e com a comunidade. “Quem está no cargo de prefeito, de vice ou de vereador, e não gosta de receber críticas, está no lugar errado. Deem sugestões, façam críticas, participem. Porque o dinheiro é público, é de interesse da coletividade”, afirmou.

O novo prefeito disse que a porta de seu gabinete estará sempre aberta para receber os legisladores. “Coisa que eu nunca tive enquanto fui vereador”, afirmou.

Arlei também se comprometeu com a comunidade de que não irá nomear nenhum familiar, dele próprio ou de seu vice, para cargos de confiança. “Nós precisamos resgatar a ética, a dignidade, a vergonha na cara, e isso eu conto com todos vocês”, declarou.

O novo prefeito também destacou que quer resgatar a referência de Três Passos no setor agropecuário e no empreendedorismo, áreas que foram muito exploradas durante a campanha eleitoral por sua chapa, como setores deficientes atualmente, em termos de incentivo e de políticas públicas do governo municipal.

O fato de Três Passos ter sido o município com o maior número de casos de dengue, em 2020, entre os 497 municípios do Estado, e ter um dos maiores índices de casos positivos de Covid-19, na região Noroeste, também foi referenciado por Arlei, em seu discurso.

Sobre o município estar com cerca de R$ 30 milhões em caixa, herdados da gestão que se encerrou em 31 de dezembro, Arlei disse que sabe que há dinheiro em caixa, mas que preferia pegar um município em melhores condições em outros níveis. “Eu preferia pegar um município liderando o índice de crescimento em ICMS da região Celeiro, do que um município decaindo no índice. Um município investindo bem mais do que 0,5% da lei orçamentária anual na Secretaria de Indústria e Comércio. Eu gostaria de ver um município investindo muito mais na agropecuária. Eu gostaria de pegar um município crescendo e que valorizasse o seu antigo aeroporto e não estivesse tirando cascalho da pista, por falta de cascalho, em Três Passos”, declarou.

Paulinho Sattler é o novo presidente da Câmara, com votos da oposição

Durante a sessão solene de posse dos novos vereadores, prefeito e vice de Três Passos, foi realizada também a eleição para escolha da mesa diretora da Câmara, que estará conduzindo os trabalhos do legislativo neste ano de 2021.

O bloco de oposição, formado pelas bancadas de PTB, PT e PDT, conseguiu eleger os três cargos da mesa diretora, demonstrando unidade neste início de mandato.

O vereador Paulinho Sattler, do PDT, foi eleito com seis votos, para presidir a Câmara. Além do seu próprio voto, Paulinho recebeu votos de Edivan, Flavio Habitzreiter, Luis da Silva, os três vereadores do PTB, e de Diego Maciel e Gilmar Maier, vereadores do PT. O PDT estava sem representação na Câmara de Vereadores de Três Passos, desde 2001.

Paulinho Sattler (PDT) foi eleito presidente da Câmara para o ano de 2021.

Os mesmos votos foram destinados para Edivan Baron (PTB) para ocupar o cargo de vice-presidente; e para Diego Maciel (PT), que será o secretário da mesa diretora.

A base do governo contou com cinco votos e foi derrotada nas disputas pelos três cargos. Votaram unidos nesse bloco: Nader Umar, Jair Locatelli e Ingomar Sandtner, ambos do PSDB; Daiana Bald, do MDB, e João Boll, do Progressistas.

Um vereador de cada uma das bancadas representadas nesta legislatura, utilizou o espaço da tribuna para deixar uma mensagem à comunidade.

Vereadores eleitos e empossados hoje, no município de Três Passos:

Nader Umar (PSDB), Edivan Baron (PTB), Luis da Silva (PTB), Flavio Habitzreiter – Polenta (PTB), João Boll (PP), Jair Locatelli (PSDB), Diego Maciel (PT), Gilmar Maier – Magrão (PT), Ingomar Sandtner – Ingomar dos Fretes (PSDB), Daiana Bald (MDB) e Paulinho Sattler (PDT).

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2021 ® - Todos os direitos reservados