Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Apuração oficial dos votos deve ser mais rápida neste ano em Humaitá e Sede Nova

Em cada um dos municípios foi instalada uma base da Justiça Eleitoral para lançamento das informações direto no sistema. Movimentação é tranquila nas duas cidades

15 de novembro de 2020
Idosos aproveitaram o horário preferencial para comparecer às urnas em Humaitá. (Foto: Thomás Silvestre/Rádio Alto Uruguai)

O Cartório Eleitoral da 91ª Zona Eleitoral pretende realizar de forma simultânea, diretamente dos municípios de Crissiumal, Humaitá e Sede Nova, a totalização dos votos nesta eleição municipal. Em Humaitá e Sede Nova, a leitura dos pen drives de urna será feita após o término do horário de votação e fechamento das seções.

Em cada um dos municípios foi instalada uma base de apoio da Justiça Eleitoral na Câmara de Vereadores onde serão lançadas, por meio de um computador, as informações no sistema da Justiça Eleitoral. Até então, as mídias das urnas eram transportadas até a sede do Cartório Eleitoral, em Crissiumal, onde os votos eram apurados. Desta forma, o processo tende a ser mais ágil, pois se elimina o tempo de transporte entre os municípios.

O resultado oficial da apuração apenas será disponibilizado por meio da plataforma online: resultados.tse.jus.br ou aplicativo da Justiça Eleitoral. A Rádio Alto Uruguai transmite ao vivo, a partir das 17h, os resultados. Nenhuma urna eletrônica precisou ser substituída nos municípios de Crissiumal, Humaitá e Sede Nova.

Movimentação tranquila em Humaitá

Em Humaitá, a movimentação dos eleitores é tranquila nos locais de votação na manhã deste domingo. Em determinados momentos é registrada maior aglomeração em algumas seções. No início da manhã, os idosos aproveitaram o horário preferencial para comparecer às urnas em número expressivo de votantes nas seções da cidade. Constata-se que a maioria cumpre com as recomendações sanitárias, especialmente quanto ao uso de máscaras e da própria caneta.

Os eleitores humaitenses podem escolher entre três candidaturas aos cargos de prefeito e vice e 35 candidatos às nove vagas na Câmara de Vereadores. O município possui 4.102 eleitores aptos. Humaitá tem 14 locais de votação e 19 seções eleitorais.

Escola Mário Cândido Lena da Vila Jardim, em Humaitá. (Foto: Thomás Silvestre/Rádio Alto Uruguai)

Eleição dentro da normalidade também em Sede Nova

Em Sede Nova, da mesma forma, o pleito transcorre dentro da normalidade neste domingo. A reportagem notou um número significativo de eleitores em vias públicas e próximo aos locais de votação com bandeiras e adesivos, no entanto, se manifestando de forma individual e silenciosa.

No início da manhã um fato classificado como “por motivo adverso”, envolvendo um eleitor, foi registrado em ata na seção 37 da Escola Raimundo Almeida. Detalhes do ocorrido não foram revelados. No mais, tudo dentro da normalidade com a eleição deste domingo.

Em Sede Nova, os eleitores podem escolher entre duas candidaturas a prefeito e vice e 28 candidatos a vereador. São 2.381 eleitores aptos. O município possui oito locais de votação e 11 seções.

Escola Professor Raimundo Almeida, em Sede Nova. (Foto: Davi Covari/Rádio Alto Uruguai)

Veja mais fotos do pleito nos municípios de Humaitá e Sede Nova:

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados