Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Após temporal, Ospa estima prejuízos superiores a R$ 200 mil

3 de abril de 2018

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) estima que os prejuízos decorrentes do vendaval e forte chuva no fim desse domingo cheguem a R$ 200 mil em equipamentos e instrumentos da instituição. A tempestade atingiu em cheio o Concerto de Primavera no Jardim Botânico, que há seis anos não acontecia no local.

 

O vento danificou partituras, estantes e cadeiras de orquestra. Além disso, instrumentos musicais delicados, como uma harpa, um tímpano e alguns pianos elétricos, ficaram amassados ou tiveram cordas arrebentadas pelo vendaval. A harpa Lyon & Healy, de mais de 100 anos, trazida pelo maestro fundador da Ospa, Pablo Komlós, veio da Hungria há mais de seis décadas.

A harpa e os demais instrumentos serão encaminhados para conserto na Capital ou em São Paulo. De acordo com o superintendente administrativo da entidade, Rogério Beidacki, a análise dos serviços especializados ainda não pode ser feita. A Orquestra conta com duas harpas. Se a mais antiga não voltar a funcionar, deve passar a ser peça do museu da Ospa.

 

Conforme o superintendente, o concerto havia sido planejado há meses. Ele fala que nas 72h que antecedem um evento ao ar livre, a organização analisa a previsão do tempo. “Estávamos monitorando as condições climáticas junto aos institutos de meteorologia, aeroporto. Todos indicavam chuva de 3mm durante a tarde e somente à noite chuva forte. Tanto é que as pessoas estavam lá, era uma tarde bonita, com mais de 5 mil pessoas no Jardim Botânico”, ressaltou Beidacki.

 

A estrutura montada no local não entra nessa conta. O palco havia sido pago pela Orquestra, subsidiada pelo patrocínio do Banrisul. Apesar dos prejuízos, o incidente não vai alterar a programação da Ospa. O próximo concerto ocorre na semana que vem, em 10 de outubro, no Salão de Atos da Ufrgs.

 

Fonte: Correio do Povo

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados