Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Amuceleiro confirma criação de comitê, na próxima semana, para avaliar os protocolos de distanciamento

Diversos assuntos referentes ao enfrentamento à pandemia de Covid-19 foram debatidos pelos prefeitos da região nesta sexta-feira

24 de julho de 2020
Vinicius Araujo, repórter da Rádio 92 FM, e o presidente da Amuceleiro, Carlos Vigne (Nei), após entrevista concedida hoje (Foto: Rádio Alto Uruguai)

O prefeito de Braga e presidente da Amuceleiro, Carlos Vigne, em entrevista exclusiva à Rádio Alto Uruguai 92,5 FM, nesta manhã, confirmou que em decisão conjunta dos prefeitos da região, na próxima semana será organizado um comitê, com profissionais da área da saúde e representantes das prefeituras, para avaliarem os protocolos, a partir daquilo que for decidido em nível estadual, apontando flexibilizações e ajustes locais.

Além da Amuceleiro e da Amzop, a regional de Palmeira das Missões, composta por 52 municípios, terá representantes dos municípios que possuem hospitais de referência, como é o caso de Frederico Westphalen, Tenente Portela e Três Passos.

Essa foi uma das ideias debatidas ao longo desta semana entre o governo estadual e a Famurs, buscando atender uma série de reivindicações, especialmente do setor empresarial, que é um dos mais prejudicados neste momento de pandemia, com uma série de restrições a várias atividades comerciais e de prestação de serviços.

A Amuceleiro também cobra do governo estadual, algum tipo de manifestação oficial e que tenha ampla divulgação, através da mídia, sobre o uso ou não de medicamentos que supostamente ajudariam a amenizar os efeitos da Covid-19. Alguns municípios estão realizando a distribuição de alguns medicamentos, e outros preferem não disponibilizar, enquanto não houver alguma confirmação científica.

Ouça a primeira parte da entrevista com o presidente da Amuceleiro, em que são tratados assuntos sobre o enfrentamento à pandemia de Covid-19:

Governo do Estado não terá protocolo sobre tratamento preventivo da Covid-19

Durante live, na tarde de quinta-feira (23), o governador Eduardo Leite destacou que não existe a indicação de tratamento de profilaxia, que é o preventivo, em relação à Covid-19. “As pessoas não devem tomar esses remédios para prevenir o coronavírus. Há, segundo entendimento de alguns médicos, a concepção de que nos primeiros dias de sintomas, o uso desses medicamentos pode ajudar na recuperação. Não é algo consensual na sociedade médica e nos profissionais de saúde, mas há grupos que defendem que seja algo que ajuda na recuperação da saúde dos pacientes”, enfatizou Leite. Ele destacou ainda que o governo do Estado “não proíbe e não é contra a utilização porque não cabe ao governo do Estado definir este uso ou não”.

Leite detalhou ainda que os medicamentos que foram recebidos do Ministério da Saúde foram distribuídos aos hospitais e que novo lote que está sendo recebido será repassados aos municípios. “O governo do Estado não estabelece o protocolo para o uso desses medicamentos e também não estabelece o protocolo contrário”, ressaltou.

Também na quinta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou nota técnica sobre o tema. O documento de três páginas afirma que a SES “não adotará nenhum protocolo para o tratamento de Covid-19 até que evidências científicas sejam comprovadas, cabendo a decisão de uso de medicamentos aos profissionais médicos e seus pacientes”.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados