Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Amuceleiro apresenta recursos buscando reverter distanciamento sob bandeira vermelha

Associação que representa os 21 municípios da região contou com a parceria da Amzop em um dos recursos. Amuplam não teria compartilhado dados para o outro recurso

18 de julho de 2020
Presidente da Amuceleiro e prefeito de Braga, Carlos Vigne (Nei) (Foto: Arquivo)

A Amuceleiro (Associação dos Municípios da Região Celeiro) esteve mobilizada neste sábado para apresentação de recursos ao comitê de crise do governo estadual, por conta da nova atualização de bandeiras do plano de distanciamento controlado.

12 municípios da Amuceleiro, pertencem à regional de Palmeira das Missões (R-15 e R-20), a qual também é abrangida por 40 municípios da Amzop (Associação dos Municípios da Zona da Produção). As duas regiões compartilharam os dados encaminhados pelas prefeituras associadas e, com apoio da URI (Universidade Regional Integrada), encaminharam recurso ainda neste sábado.

Outros oito municípios da Amuceleiro estão inseridos na regional de Ijuí (R-13), composta ainda por 11 municípios da Amuplam (Associação dos Municípios do Planalto Médio). Os dirigentes da Amuceleiro relataram à nossa reportagem que tentaram contato com os representantes da Amuplam, porém, não conseguiram ter acesso aos números daquela regional. Desta maneira, a Amuceleiro encaminhou recurso de forma individual. A Amuplam também encaminhou recurso de forma individual neste sábado, mas ainda não se sabe o porquê desta possível falta de cooperação.

Preliminarmente, dez municípios da Amuceleiro teriam de acatar bandeira vermelha. Coronel Bicaco e Santo Augusto entendem que os dados de seus municípios devem ser reconsiderados

Dez municípios da Amuceleiro, preliminarmente, não se encaixaram na regra zero-zero, que concede exceções às cidades que não tiveram óbitos ou internações por Covid-19 nos últimos 14 dias, e que podem utilizar regras do protocolo laranja, mesmo estando em uma regional sob bandeira vermelha. São os casos de: Barra do Guarita, Braga, Coronel Bicaco, Crissiumal, Esperança do Sul, Miraguaí, Redentora, Santo Augusto, Tenente Portela e Três Passos.

Além de estarem abrangidos pelo recurso regional, os municípios de Coronel Bicaco e Santo Augusto também interpuseram pedidos de reconsideração ao Estado, buscando reverter os seus ingressos na bandeira vermelha.

O comitê de crise do governo estadual estará analisando os recursos apresentados, que têm prazo para serem encaminhados até as 6 hora da manhã deste domingo. O anúncio oficial das bandeiras, após a análise dos pedidos de reconsideração, será divulgado no final da tarde de segunda-feira, passando a valer na terça, dia 21 de julho.

Municípios da região Celeiro que não tiveram óbitos ou internações por Covid-19, no período de 3 a 16 de julho, poderão adotar as regras do protocolo da bandeira laranja de distanciamento.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados