Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Acendimento da Chama Crioula acontece neste sábado em Humaitá

3 de abril de 2018

A cerimônia de acendimento e distribuição da Chama Crioula na 20ª Região Tradicionalista (RT) acontece amanhã no Parque de Rodeios Alfredo Arthur Schuster de Humaitá. Durante o dia de hoje, comitivas de toda a região começam a se instalar no local.

 

A programação deste sábado inicia às 8h da manhã, com o deslocamento dos cavalarianos até a propriedade de José Arno Schuster, em Herval Grande, casa do tradicionalista homenageado neste ano. Às 9h ocorre o ato de geração da chama da região.

 

Em seguida, por volta das 10h, os cavalarianos retornam ao parque de rodeios com a centelha gerada na propriedade do homenageado. No local ocorre a solenidade oficial de fusão da centelha da região com a que foi acesa em Mostardas (onde nasceu Menotti Garibaldi, filho de Anita e Giuseppe Garibaldi).

 

Ao meio-dia será servido almoço nas dependências do parque de rodeios. No início da tarde, às 13h30min, acontece o ato de distribuição da Chama Crioula às entidades integrantes da 20ª RT.

 

As comitivas partem em cavalgada rumo aos CTG’s de suas respectivas cidades, onde devem chegar até o início da Semana Farroupilha. A comunidade humaitense vai poder prestigiar a passagem dos cavalarianos pelas avenidas centrais da cidade. Os tradicionalistas humaitenses devem também trazer, em desfile, uma centelha da chama até a sede do CTG Epopeia Farroupilha na Avenida João Pessoa.

 

Programação artística reúne invernadas de toda a região

 

Além do acendimento da Chama Crioula, acontece em Humaitá neste sábado também uma programação artística. Às 10h30min, será realizada a 5ª Mateada Tradicionalista, uma roda de mate com palestra sobre jogos campeiros como tetarfe, jogo da argola, tejo, tava e ferradura. A palestra é promovida pela gestão de peões 2017/2018 da 20ª RT. 

 

Às 14h, será realizada a 2ª Gincana de Integração promovida pelo Departamento Jovem da 20ª RT e Gestão de Prendas da 20ª RT 2017/2018. Devem se fazer presentes invernadas artísticas de toda a região. O encerramento dos eventos artísticos deve ocorrer por volta das 20h. Toda a programação acontece no parque.

 

Humaitense José Arno Schuster é o tradicionalista homenageado

 

No início deste ano, durante um Encontro Regional de Patrões, foi definido que as solenidades de acendimento da Chama Crioula, no âmbito da 20ª RT, devem homenagear de forma intercalada, num ano um tradicionalista já falecido e, no outro, um tradicionalista em vida.

 

O humaitense José Arno Schuster, de 69 anos, sempre foi um ativo colaborador em todos os segmentos da comunidade humaitense, mas é no meio tradicionalista que ele e sua família se destacam. Ele é sócio fundador do CTG Epopeia Farroupilha e já ocupou o cargo de patrão em quatro oportunidades.

 

No ano de 1985, ano da fundação da entidade humaitense, em companhia do Patrão Valdino Marques Cavalheiro e do tradicionalista Renato Seibel, participaram pela primeira vez de uma cavalgada da Chama Crioula, em parceria com os coirmãos do CTG Monjolo Velho, de Sede Nova. 

 

No ano de 2008, José Arno ingressou na ORCAV – Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, entidade vinculada ao MTG, sendo que na ocasião lhe foi outorgado o título de Cavaleiro de 2º Grau – Cavaleiro Antônio de Souza Neto. No ano de 2010, a ORCAV lhe concedeu o título de Cavaleiro de 1º Grau – Cavaleiro Bento Gonçalves.

 

No ano de 2014, o humaitense foi agraciado com a Comenda João de Barro, que é uma honraria concedida pelo MTG e pela 20ª RT, aos tradicionalistas.

 

*Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados