Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

Ação ambiental de limpeza do rio Uruguai acontecerá no domingo, data que marca início da piracema

3 de abril de 2018

No próximo domingo, dia 1º de outubro, data que marca o início da piracema, uma ação ambiental no rio Uruguai estará mobilizando diversos grupos. Coordenada pela Associação Ambiental Amigos do Rio Uruguai – AMAPARU, a iniciativa tem como objetivo promover uma limpeza geral nas margens e no leito do rio, no trecho que vai de Barra do Turvo, no interior de Esperança do Sul (proximidades do Parque Estadual do Turvo), até a localidade de Porto Soberbo, em Tiradentes do Sul.

 

De acordo com Cuca Granich, um dos integrantes da AMAPARU, é esperada a participação de 30 a 40 embarcações para esta atividade, que terá início às 8 horas. Os grupos serão divididos a partir de vários pontos, onde houver rampas de acesso ao rio.

 

Durante a ação ambiental serão distribuídas mudas de árvores nativas e deverão ser soltos no rio Uruguai cerca de 10 mil alevinos, doados pela Colônia de Pescadores Z18, de Ijuí.

 

Diversas entidades estarão representadas nesta iniciativa: Comando Ambiental da Brigada Militar de Três Passos (Patram); administrações municipais de Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Três Passos; Secretaria de Meio Ambiente de Três Passos, Secretaria de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) – Parque Estadual do Turvo; UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Colônia de Pescadores Z18, de Ijuí; Ministério Público, Consepro Três Passos e Grupo Costeiros do Yucumã.

 

Pessoas interessadas em colaborar nesta atividade de domingo podem realizar inscrição na sede da Polícia Ambiental de Três Passos, junto ao 7º BPM, ou através dos telefones: 55 3522-8005 ou 55 9-8110-5000.

 

Piracema inicia neste domingo na bacia do rio Uruguai

Começa neste domingo (1º) o período de piracema na bacia do Rio Uruguai, que inclui os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A piracema é um período reprodutivo muito importante para diversas espécies de peixes, incluindo aquelas ameaçadas de extinção, como o dourado e a piracanjuva. A pesca fica proibida entre 1º de outubro, até 31 de janeiro de 2018, na bacia hidrográfica do rio Uruguai, nos dois estados.

 

Nesse período, fica proibida a pesca profissional e amadora, inclusive o pesque e solte com uso de varas e molinete, sendo liberado apenas a pesca de subsistência com o limite de 5kg de pescado utilizando apenas linha de mão, a pesca de caráter científico, prévia e devidamente autorizada pelo IBAMA.

 

A medida é baseada na Instrução Normativa nº 193, de 2 de outubro de 2008, nos artigos 3° e 5° restringe ainda mais a atividade da pesca, resolvendo o seguinte:

 

Art. 3°: Proibir a pesca de qualquer categoria, modalidade e petrecho, durante o período definido nesta Instrução Normativa, na bacia hidrográfica do rio Uruguai.

 

Art. 5°: Proibir, no período de defeso, a realização de competições de pesca em águas da bacia hidrográfica do rio Uruguai.

 

Art. 11: Aos infratores da presente Instrução Normativa, serão aplicadas as penalidades e as sanções, respectivamente, previstas na Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e no Decreto No 6.514, de 22 de julho de 2008.

 

Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2020 ® - Todos os direitos reservados