9ª Abertura Oficial da Colheita do Milho ocorrerá em Chiapetta – Rádio Alto Uruguai | FM 92,5 – FM 106,1
Contato Whatsapp:
Contato Whatsapp:
Clima

Humaitá-RS

Clima

São Martinho-RS

Clima

Três Passos-RS

Clima

Crissiumal-RS

9ª Abertura Oficial da Colheita do Milho ocorrerá em Chiapetta

Evento ocorre nos dias 06 e 07 de fevereiro

28 de janeiro de 2020

Abertura Oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul consiste em um evento em âmbito estadual, organizado anualmente pela Associação dos Produtores de Milho do RS, Abramilho e parceiros, com objetivo de reforçar a importância da cultura para o Estado. Em sua 9ª edição, a cerimônia que marca simbolicamente a colheita das primeiras espigas do grão da safra 2019/2020, ocorre no mês de fevereiro, nos dias 06 e 07, no município de Chiapetta, com previsão de público participante de aproximadamente 1.000 pessoas ligadas ao setor agropecuário.

Na quinta-feira, 06, os produtores poderão assistir a uma palestra do ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Abramilho, Alysson Paolinelli. Ele apresentará aos líderes da agricultura local um pouco da evolução da produção de milho no Brasil, como o País saiu da posição de importador para exportador do cereal, destacando a importância da adoção da tecnologia nesse processo.

O encontro que antecede a cerimônia de abertura da colheita do milho também contará com a palestra sobre Armazenagem de Grãos, com o Engenheiro Agrônomo da Emater/ASCAR e especialista na área Ricardo Martins, culminando com jantar. O evento ocorre no Salão Paroquial da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, com início às 19h30. Na sexta-feira, 07, a Abertura Oficial será realizada na sede da Chiapetta Empresa Agricola, localizada em Monte Alvão, interior do município de Chiapetta. Com uma área agricultável de aproximadamente 3.000 ha, o cultivo de milho assume todo ano uma extensão próxima de 450 ha em área rotacionada e recentemente restrita a áreas irrigadas, diversificando os ganhos e por vezes sendo mais rentável que as outras culturas de verão.

Durante a Abertura da Colheita do Milho, no dia 07, prevista para ter início às 8h, haverá credenciamento do público e visita aos estandes dos apoiadores e unidades de armazenamento. Às 11hs, ocorre o ato solene de abertura da colheita do milho com a presença do Governador do Estado, Eduardo Leite. Este momento ocorre na lavoura de milho, localizada a aproximadamente 800 metros de distância da sede da granja. Após a chegada do governador, ele será direcionado até a colheitadeira para acompanhar a colheita. Na sequência, é feito o descarregamento do milho do graneleiro, momento que as autoridades presentes no local acompanham o ato para a foto oficial da colheita do milho 2020.

Encerrado o ato da colheita na lavoura, os participantes serão direcionados até a sede da Chiapetta Empresa Agrícola, local em que ocorre a cerimônia de abertura, pronunciamento das autoridades ligadas ao setor e, conforme repassado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, haverá assinatura do decreto pelo Governador do Estado, Eduardo Leite, em que cria o Programa de Incentivo a Produção de Milho no Rio Grande do Sul. O lançamento do programa durante a colheita do milho no município de Chiapetta é o primeiro passo, e culminará com a discussão dos itens na 21ª edição da Expodireto Cotrijal, de 2 a 6 de março de 2020, em Não-Me-Toque, durante o 12º Fórum Nacional do Milho.

Concluída a cerimônia que marca a Abertura da Colheita do Milho Safra 2019/2020 e lançamento do Programa de Incentivo à Produção do Milho, será servido almoço.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

A melhor programaçãoonline

Selecione a rádio
Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados